ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Academia 15.09.2021 15H49

Grupo Compostela distingue estudo da UMinho sobre cancros da mama e do rim

Escrito por Redação
O tratamento sugerido por Olívia Pontes mostra que é possível inibir o crescimento tumoral.
As declarações da premiada.

false / 0:00

O Grupo Compostela de Universidades galardoou uma estudante da Universidade do Minho. O primeiro prémio do Research Pitches Contest, concurso de apresentações científicas em vídeo, foi entregue a Olívia Pontes, que propõe um novo tratamento contra os cancros da mama e dos rins.


O júri enalteceu "a problemática da investigação, a fundamentação da sua pertinência, a descrição da metodologia proposta e o discurso convincente”. O tratamento sugerido passa pela utilização de compostos derivados de cromenos, moléculas abundantes em plantas ou frutas, por exemplo, tendo perfil anti-inflamatório e antimicrobiano.


Entrevistada pela RUM, a aluna do doutoramento em Ciências da Saúde explica que, nos testes realizados, já foi possível demonstrar que os compostos têm “propriedades anticancerígenas potentes e seletivas”, afetando e diminuindo características ligadas à agressividade e ao crescimento tumoral.


O trabalho de Olívia Pontes, licenciada em Genética e Biotecnologia pela Universidade de Trás os Montes e Douro e mestre em Bioquímica Aplicada pela UMinho, conta com a colaboração do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina e do Centro de Química da Escola de Ciências.


O prémio foi atribuído pelo Grupo Compostela de Universidades, criado em 1994 e que conta atualmente com cerca de 60 instituições de ensino superior de todo o mundo. Dada essa dimensão, Olívia Pontes mostra-se satisfeita com o galardão, considerando que é “um reconhecimento de um trabalho feito ao longo de vários anos”.



*Escrito por Ana Sofia Leite

Deixa-nos uma mensagem