ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Vera Marmelo 
Catarina Martins

Regional 14.01.2022 11H09

Pianista Joana Gama homenageia obra de Hans Otte

Escrito por Catarina Martins
O concelho vimaranense é uma das cidades que recebe o Festival Hans Otte: Sound Of Sounds, a partir desta sexta-feira e até ao fim do mês de fevereiro.
Declarações de Joana Gama.

false / 0:00

A cidade de Guimarães acolhe a partir desta sexta-feira o Festival Hans Otte: Sound Of Sounds. O evento, que tem também paragens em Lisboa, Viseu e Évora, é dedicado à obra do compositor alemão.


No que diz respeito ao concelho vimaranense, a programação inicia-se às 14h, com a conferência 'John Cage & Hans Otte', com a presença dos curadores do festival, a pianista Joana Gama e de Ingo Ahmels, especialista na obra de Hans Otte. A sessão decorre no Auditório 1 da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (Campus de Azurém).


No dia seguinte, às 15h, é inaugurada a exposição 'Hans Otte : Sound of Sounds' no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA). A mostra apresenta as duas instalações sonoras Ich -Atemobjekt (1970) e Namenklang (1995), de Hans Otte, assim como uma seleção representativa de partituras e desenhos, complementados por fotografias biográficas, nomeadamente da autoria da filha do compositor, a fotógrafa Silvia Otte.


A exposição conta ainda com a obra Air - Hommage an Hans Otte, John Cage, Den Klang Der Klänge und Einen Baum / Ar – Homenagem a Hans Otte, John Cage, Ao Som dos Sons e a Uma Árvore (2019/2020) de Ingo Ahmels, que parte de um texto que Hans Otte escreveu em homenagem a John Cage.


Por fim, no dia 26 de de fevereiro às 17h, Joana Gama apresenta o concerto 'O Livro dos Sons', inspirado na obra do compositor alemão, na blackbox do CAAA. Em entrevista à RUM, a pianista bracarense fala do gosto que é poder "partilhar e dar a conhecer" o trabalho de Han Otte.


A artista explica que a programação evidencia a importância em "divulgar em vários contextos" a "obra multiforme" do músico.


Deixa-nos uma mensagem