ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Cultura 07.05.2021 11H21

"Há Cultura em Casa" levou mais de 130 espetáculos aos famalicenses

Escrito por Redação
No total contaram com cerca de 250 mil visualizações.

O programa "Há Cultura em Casa" levou até ao conforto dos lares dos famalicenses, durante os dois períodos de confinamento em 2020 e 2021, mais de 130 espetáculos, o que equivale a aproximadamente 50 horas de programação cultural online. 


A iniciativa criada pelo Município de Vila Nova de Famalicão visou promover o acesso a atividades culturais no período de isolamento, e por outro, valorizar os artistas locais e preservar a dinâmica cultural do concelho.


Os artistas locais foram, de resto, os principais protagonistas dos mais de cem espetáculos promovidos no âmbito do “Há Cultura em Casa”, transmitidos ao fim-de-semana na página oficial de Facebook do programa “Famalicão Comunitário”.


Entre a primeira e a segunda edição do projeto estiveram envolvidos mais de duas centenas de artistas e técnicos de som e luz.


Entre os vários momentos de música, poesia, teatro, dança, ateliers artísticos e artes circenses, destaque por exemplo para as apresentações dos músicos Maria do Sameiro, Filtro, Quatroclaves, The CityZens, Costinha, B Quest, do teatro de Elsa Pinho e da companhia Grutaca, da companhia de dança Crescer Além da Dança, entre tantos outros.


Recorde-se que em janeiro deste ano as entidades culturais e artísticas de Vila Nova de Famalicão reconheceram publicamente todo o apoio, dinâmica e empenho que o Município de Famalicão teve para com as estruturas, associações e movimentos culturais do concelho durante a pandemia, com a atribuição de um Voto de Louvor à Câmara Municipal pelo apoio que a autarquia prestou ao setor.


A dinamização do “Há Cultura em Casa” e do “Anima-te” foram dois exemplos apontados pelos agentes culturais do concelho de iniciativas desenvolvidas pela Câmara Municipal para mitigar os efeitos da pandemia no setor cultural.

Deixa-nos uma mensagem