ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: RUM/PMM
Pedro Magalhães

Cultura 07.10.2021 16H28

"Hamlet" apadrinha encontro entre CTB e companhias teatrais de Europa e Ásia

Escrito por Pedro Magalhães
Conhecida peça será encenada por artista ucraniano e dará o mote para o encontro da Eurásia, associação que reúne a Companhia de Teatro de Braga e mais 20 companhias.
Declarações de Rui Madeira e Alexej Schipenko

false / 0:00

Uma adaptação da conhecida peça "Hamlet" vai apadrinhar o encontro da Eurásia, associação que reúne a Companhia de Teatro de Braga (CTB) e mais 20 companhias de teatro oriundas de outros países da Europa e da Ásia.


O encontro acontece entre os dias 15 e 17 deste mês de outubro, dividindo-se pelo Altice Forum Braga e pela Cidade da Cultura, em Santiago de Compostela, tendo por objetivo discutir a programação estabelecida entre as várias companhias em agosto passado, em Maltepe, Istambul, Turquia.


Na divulgação de hoje do evento, o diretor da CTB, Rui Madeira, explicou que a reunião da Eurásia "visa criar um programa de ação para 2022 e 2023, para que haja um verdadeiro intercâmbio de atores, diretores, técnicos, coproduções e espetáculos" entre os países da Índia, Azerbaijão, Bulgária, França, Geórgia, Itália, Cazaquistão, Quirguistão, Kosovo, Lituânia, Chipre Norte, Chipre Sul, Polónia, Portugal, Roménia, Servia, Uzbequistão, Espanha, Turquia, Ucrânia.


A plataforma cooperativa quer igualmente criar "condições para que as dramaturgias se façam conhecidas em todos os países", tendo por base "a criação artística a partir da busca da paz, da diversidade cultural e do reconhecimento do outro", completou Rui Madeira.


A sessão de abertura da assembleia da Eurásia terá representantes do ministério da Cultura, da Câmara de Braga, de Maltepe, e do mecenas da CTB, o dstgroup, cujas presenças vão, de acordo com o responsável, "valorizar" a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.



"Hamlet" será encenado pelo ucraniano Alexej Schipenko

O encontro da Eurásia será apadrinhado pela estreia da peça "Hamlet", da autoria de William Shakespeare e aqui encenada pelo ucraniano Alexej Schipenko, artista com o qual a CTB colabora há já vários anos.


A peça, que estará em cena no Theatro Circo entre os dias 15 e 21 (sempre às 21h30), vai adaptar a conhecida dramaturgia de Shakespeare ao tema do "amor", explicou Alexej Schipenko na conferência de imprensa.


“Quando comecei a ler o “Hamlet”, como preparação do espetáculo, apercebi-me que os temas da vingança, de ódio e sangue estão saturados. Por isso, quis fazer um espetáculo sobre amor, sobre “Hamlet” enamorado. É uma peça onde os protagonistas estão apaixonados uns pelos outros e não percebem porque é que têm de se matar”, comentou.


O espetáculo, que terá no elenco os atores Carlos Feio, André Laires, Rogério Boane, Solange Sá e Eduarda Filipa, vai abordar "a perceção da realidade moderna, sobre fronteiras", numa adaptação de Shakespeare "em constante mudança", disse o encenador.


 “Não é o Shakespeare que toda a gente espera mas ainda é Shakespeare, com muitas das suas palavras, do seus temas e monólogos. O famoso “Ser ou Não Ser” vai estar na produção, ainda que de forma diferente. O espetáculo é um processo e muda constantemente. No dia 15 veremos como ficará”, completou Alexej Schipenko.

Deixa-nos uma mensagem