ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Maria João Salgado
Tiago Barquinha

Cultura 16.08.2022 07H00

Homem em Catarse refresca 'Limonada' com 'Sete Fontes', disco dedicado a Braga

Escrito por Tiago Barquinha
Um dos nomes em destaque no festival de verão desenvolvido pela Câmara Municipal.
Afonso Dorido em entrevista à RUM.

false / 0:00

Prossegue, esta terça-feira, o festival ‘Limonada’, evento organizado pela autarquia que dá palco a bandas e artistas ligados ao concelho de Braga. Agora é a vez de Homem em Catarse, pseudónimo de Afonso Dorido, com um concerto marcado para as 21h30, na Avenida Central.


‘Sete Fontes’, editado em 2021, é um disco que homenageia alguns espaços do concelho, como a Sé, a Rua do Souto ou Santa Marta das Cortiças, numa altura em que estava mergulhado na pandemia. Em entrevista à RUM, o músico explica que o espetáculo apresenta como principal foco o mais recente trabalho, mas passa também “um pouco” por todo o percurso que tem feito desde 2013.


Passados oito anos, Afonso Dorido considera que existem “diferenças consideráveis”, tendo-se tornado num multi-instrumentista, ao juntar o piano e o ukulele à guitarra. “A crescer em todos os sentidos, de uma forma natural”, ressalva, ainda assim, que “a essência se mantém”. 


“Pretendo deitar para fora os sentimentos, partilhá-los… é poesia em dedilhados atmosféricos, uma descrição que alguém fez no início do projeto, mas continuo a achar que é completamente atual”.


Tocando no concelho onde reside, em entrevista à RUM, o músico não esconde que, também por isso, o concerto é “especial”. Sobre a iniciativa, argumenta que “dar condições para que os músicos que são ou que vivem em Braga possam apresentar o seu trabalho com qualidade e num espaço aprazível é de valorizar”.


Além disso, elogia a vertente solidária do evento. Ao mesmo tempo que acontecem os espetáculos, são vendidas limonadas, com o montante angariado a reverter na totalidade a favor do Instituto D. João Novais e Sousa.

Deixa-nos uma mensagem