ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 08.10.2020 20H50

Hugo Sousa: "A fasquia está cada vez mais alta, competimos com o Ricky Gervais"

Escrito por Pedro Magalhães
Humorista actua este sábado, dia 10, no Pavilhão Multiusos, em Guimarães.
Excertos da entrevista que pode ser ouvida, na íntegra, entre as 18 e 19h de sexta-feira, no Pop Up

false / 0:00

O humorista Hugo Sousa actua este sábado, dia 10 (22h00), no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, numa sessão de stand-up comedy que junta ainda Nilton e Ana Garcia Martins (também conhecida por Pipoca Mais Doce).


Trata-se de um regresso do comediante de 40 anos a Guimarães, depois de ter gravado o seu último solo Fora do Contexto no São Mamede, em 2019. À RUM, Hugo Sousa reconhece "o carinho especial" que nutre pela cidade minhota e revela que vai apresentar material exclusivamente novo no regresso. "Não costumo parar e vou apresentar piadas que estive a preparar nos últimos meses, sobre os mais diversos temas", desvenda.


Hugo Sousa é conhecido por abordar temas intemporais, com recurso à sua experiência pessoal. O humorista explica que o seu processo de criação é imediato, através de "ideias" que vai tendo "durante o dia" e que depois aponta no telemóvel. "Chego a casa, sento-me em frente ao computador e escrevo piada, palavra por palavra. Parece uma coisa muito divertida mas é um seca", brinca, assinalando que, chegado a palco, muito do material escrito é preterido pelo improviso. "Não gosto muito de me prender ao texto e às vezes as piadas até saem melhor", diz.


O comediante natural do Porto assume que, em 2020, a construção das piadas tem de ser mais cuidadosa, em virtude da cada vez maior repercussão mediática em relação ao que se diz. "Tens de usar as palavras certas, num ritmo certo, mas podem sempre tirar uma palavra do contexto e isso pode trazer problemas. Há sempre gente que, ao ouvir a piada, já tem um martelo na mão porque tudo lhes parece um prego", refere.


No seu canal de Youtube, Hugo Sousa tem disponíveis os dois recentes solos, Fora do Contexto, que já tem mais de 430 mil visualizações, e Maturado, com mais de 700 mil, fixando-se como um dos humoristas portugueses com maior procura no ciberespaço. Apesar do sucesso e de reconhecer que o seu público "é fiel", o comediante admite que a concorrência na comédia entre pares é cada vez maior devido ao surgimento de plataformas como a Netflix.


"A fasquia está cada vez mais alta, as pessoas agora têm acesso aos especiais de comédia dos melhores humoristas do mundo. No fundo, estamos a competir com o Ricky Gervais, o Louis CK ou o Jim Jefferies. Antigamente, as pessoas comiam piadas que não eram assim tão boas, hoje em dia não é assim, temos de trabalhar mais. O meu público não pode sair do espectáculo com as expectativas defraudadas, temos de estar sempre a mil", aborda.


Os bilhetes para o espectáculo de Hugo Sousa, Nilton e Ana Garcia Martins no Pavilhão Multiusos custam entre 16 e 18 euros e podem ser adquiridos aqui.

Deixa-nos uma mensagem