ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Pedro Magalhães

Regional 12.09.2019 12H47

INL aproxima projectos científicos a investidores

Escrito por Pedro Magalhães
"Sciencepreneurs" decorreu esta manhã no INL, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
"Sciencepreneurs" junta projectos científicos em fase inicial e investidores

false / 0:00

Decorreu esta manhã, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, o evento "Sciencepreneurs". Como o nome indica, o evento pretendeu apresentar e aproximar projectos científicos empreendedores à captação de investimento.


"Sciencepreneurs" juntou oito projectos desenvolvidos no INL, no Centi, em Famalicão, e no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra. A Startup Braga ficou responsável pelo processo de aceleração dos projectos. Alexandre Mendes, director-executivo do hub bracarense, resumiu o "Sciencepreneurs" como uma reunião de "uma amostra do trabalho que tem vindo a ser feito pelos investigadores, mostrando que o INL se posiciona de forma assertiva no futuro do empreendedorismo, não só na região Norte mas também internacionalmente".


Os oito projectos apresentados, sublinhou Alexandre Mendes, "têm todos um padrão comum: mais do que área ou a indústria a que estão a endereçar, têm um ADN científico, ou seja, são tecnologias que terão um impacto superior". "Tipicamente são projectos que estão a sair do laboratório e a tentar entrar no mercado", ressalvou.


Projectos desenvolvidos na eficiência energética no têxtil ou no tratamento do cancro

Um dos projectos apresentados esta manhã foi o Mag2Clean, desenvolvido por Carlos Magalhães e Ricardo Fernandes. A investigação, destinada à eficiência energética na indústria têxtil, desenvolveu "nanopartículas magnéticas para o tratamento de efluentes poluídos com o foco na degradação dos corantes têxteis", explicou Carlos Magalhães. O investigador assinalou que "as tinturarias têm um processo de limpeza algo eficiente mas continua com uma deficiência que é a degradação do corantes", explicando que o seu projecto "ataca esse problema específico, conseguindo reduzir e aproveitar o consumo de água".


Outro dos projectos conhecidos foi o Mag4Biomed, spin-off nascida na Universidade do Minho, desenvolvido por Rita Rodrigues e Beatriz Cardoso. As investigadoras, num projecto que torna o tratamento ao cancro mais eficiente, focaram no "desenvolvimento de nanosistemas magnéticos para a terapia dual do cancro". O sistema, esclareceu Rita Rodrigues, "permite fazer o encapsulamento de drogas terapêuticas e, devido às propriedades das partículas magnéticas, tornar possível criar um estímulo de libertar apenas no local" acrescentado que o tratamento consegue "um sobreaquecimento das células tumorais, atacando o tumor, não só pela acção da quimioterapia mas também pela hipertermia".


Projectos em busca de investimento

Ambos os projectos estão numa fase inicial e à procura de investidores. O evento desta manhã serviu precisamente para a aproximação à comunidade de investidores (como a Portugal Ventures), empresas e especialistas na área da ciência. O projecto Mag2Clean, revelou Carlos Magalhães, está, "num prazo entre 18 a 21 meses" de fazer um teste-piloto e, só aí, arrancará para a captação de investimento. No entanto, ressalvou, o evento de hoje no INL serviu para "dar a conhecer o projecto à comunidade científica e a pessoas que procurem parcerias importantes".


No caso do Mag4Biomed, Rita Rodrigues reconheceu que o projecto está já à procura de investimento, "crucial para o avanço" da investigação. "O "Sciencpreneurs" dá visibilidade ao projecto e a possíveis parceiros que possamos estabelecer", completou.


"Braga tem um ecossistema bastante empreendedor"

O INL associa-se ao evento através do Fuel, projecto de aceleração de empresas. Francisco Guimarães, responsável do Fuel, enfatizou a presença dos mais variados investidores na área científica e que poderão ajudar os projectos apresentados. O responsável enalteceu que Braga "tem um ecossistema bastante empreendedor" fruto "da colaboração tripartida entre o INL, a Startup Braga e a Universidade do Minho".

Deixa-nos uma mensagem