ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Cultura 24.10.2020 07H50

Instalação à entrada do Altice FORUM Braga fica até 2022

Escrito por Redacção
"Teresa Walking", de Julian Opie, fica no espaço até Outubro de 2022.

A conhecida instalação "Teresa Walking" localizada em frente à entrada do Altice FORUM Braga vai ficar lá instalada até Outubro de 2022, informou a InvestBraga em comunicado.


Segundo a agência de dinamização económica do município de Braga, o acordo de cedência da obra do artista Julian Opie foi estabelecido com a Zet Gallery por mais dois anos. Em declarações citadas à InvestBraga, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, enaltece que a obra "é já uma imagem de marca do Altice FORUM Braga e representa o compromisso da Zet Gallery e do grupo dst, de valorização dos espaços públicos da Cidade", manifestando "enorme satisfação" por acolher "iniciativas desta natureza por parte dos agentes locais, que têm demonstrado uma forte ligação à cidade de Braga".


Já o presidente do dstgroup, José Teixeira, destaca que “a arte pública com curadoria apurada, que é o caso da ´Teresa´ de Julian Opie, modifica o uso dos espaço", colocando "ordem nos espaços, por um lado, e, por outro, funcionando como a morfina, liga o lado zen do cérebro".


Recorde-se que instalação “Teresa Walking” integra uma das mais relevantes colecções de arte contemporâneas do mundo. Julian Opie inspirou-se na arte, design e linguagem de diversos géneros artísticos, através de uma figura feminina, o ato de andar e correr. A obra é caracterizada, desta forma, pela linguagem formal e simplicidade na representação de figuras, paisagens e retratos, que resultam das alterações digitais criadas pelo autor. A obra, patente na praça na entrada principal do Altice Forum Braga, corre e anda de perfil, alheia ao espectador, como se de uma figura egípcia se tratasse.


O artista visual britânico, que emergiu na cena cultural londrina na década de 1980, é hoje um dos principais artistas visuais do New British Sculpture, tendo alcançado o estrelato quando abraçou o projecto de design para o álbum de 2000 da banda britânica Blur, a que se seguiu, por exemplo, em 2006, uma projeção LED para apresentação da tour Vertigo dos U2.

Deixa-nos uma mensagem