ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: UMinho
Redação

Academia 02.12.2021 15H13

Investigador da UMinho distinguido como um dos melhores doutores em Economia do país

Escrito por Redação
Izzat Ramadan é investigador no Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresarias da Universidade do Minho.  

O investigador da Universidade do Minho, Izzat Ramadan, é um dos vencedores do Prémio António Simões Lopes 2020. A distinção foi atribuída pela Ordem dos Economistas e pela PwC aos autores da melhores teses doutorais em Economia apresentada em Portugal no último ano. 


O autor concorreu com a tese “Three essays on financial literacy and financial behavior”, em que apresenta três ensaios sobre a literacia e comportamento financeiro. Há efeitos positivos quando estes dois se juntam, revela o primeiro ensaio, cruzando várias bases de dados microeconómicos. Ainda assim, verifica-se que os laços familiares fortes podem prejudicar na poupança, no investimento em produtos financeiros complexos, na riqueza e na acumulação de dívida.


O segundo ensaio explora fatores psicológicos e culturais pela primeira vez nesta área, num inquérito em nove países. As conclusões sugerem a criação de políticas públicas e planos de educação financeira para diferentes grupos, tendo em conta o género, o país, a religião, a estrutura familiar e o perfil psicológico do cidadão, para melhorar a sua performance. 


O terceiro ensaio vai no mesmo sentido. Um inquérito em regiões árabes, germânicas e latino-europeias, recorrendo a algoritmos de machine learning, mostra que a literacia financeira é a principal determinante do comportamento financeiro da pessoa, embora este também dependa da socialização financeira com os pais, da impaciência, da confiança e da aversão ao risco, entre outros aspetos.


A distinção foi entregue durante o 9º Congresso Nacional dos Economistas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Os 7.500 euros do prémio foram divididos com uma estudante da Universidade da Beira Interior.


O autor nasceu em Beirute, no Líbano, há 41 anos e reside em Braga. O autor é doutorado em Ciências da Administração pela UMinho, sendo já licenciado e mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Haigazian, do Líbano. 


Atualmente é professor de Finanças na Universidade Internacional Libanesa e na Universidade de Ciências e Artes do Líbano e tem realizado pesquisas no Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e no Instituto de Soldadura e Qualidade.



*escrito por Ana Sofia Leite

Deixa-nos uma mensagem