Regional 04.12.2025 14H36
Aplicação TUBmobile já permite compra de título único
Com esta nova funcionalidade, o passageiro inicia a viagem lendo o QR Code disponível junto ao motorista, identificando automaticamente o autocarro, a linha, a hora e o local de partida. Funcionalidade deve ser alargada ao passes mensais nas próximas semanas.
A partir desta quinta-feira, os passageiros dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) podem usar a aplicação TUBmobile para comprar o título único, a bordo do autocarro. De acordo com Teotónio Santos, administrador da empresa municipal, nas próximas semanas a funcionalidade será alargada aos passes mensais e a opção de cartão de crédito vão ser integrada.
Com esta nova funcionalidade, o passageiro inicia a viagem lendo o QR Code disponível junto ao motorista, identificando automaticamente o autocarro, a linha, a hora e o local de partida. No final do percurso, terminada a viagem na aplicação, é debitado automaticamente ao método de pagamento preferencial o valor a ser pago, com base no trajeto real efetuado, incluindo situações de transbordo.
Sempre que um passageiro efetua transbordo entre linhas com tarifários distintos, o sistema assegura que o utilizador paga apenas a diferença. O período de validade do transbordo é ajustado automaticamente: os habituais 60 minutos passam para 90 minutos quando aplicável, a partir da primeira validação.
Para Teotónio Santos, esta é uma forma fácil das pessoas usarem os TUB sem terem que ir para as filas arranjar um cartão, sem terem de fazer trocos com o motorista ou comprar bilhete". "Quem chega a Braga, rapidamente com um telefone na mão, em poucos minutos está disponível para poder utilizar transporte público de uma forma fácil e segura", diz.
O bilhete digital fica imediatamente disponível na aplicação e o respetivo recibo é enviado por email. A aplciação mantém ainda um histórico completo de viagens e pagamentos, acessível ao utilizador a qualquer momento. A carteira digital integrada permite pagamentos através de: Apple Pay, Google Pay, MB Way e Cartões bancários.
A funcionalidade que já está disponível na aplicação deve ser alargada "nos primeiros meses do ano novo aos passes" e depois "serão validados também os cartões de crédito", assegura Teotónio Santos.
Segundo João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, este é um passo no "caminho de facilitação da prestação de serviço, quer do ponto de vista dos TUB, quer do ponto de vista do cidadão que utiliza o transporte público e sobretudo para aquele que ainda não utiliza e que nós queremos que venha a utilizar". Para o autarca, "se a comodidade é uma das prioridades para que as pessoas andem de transportes públicos", este é o caminho "responder a esse aspeto".
João Rodrigues coloca a possibilidade de TUB fiscalizarem trânsito
Para o autarca, este é apenas um dos passos que a autarquia pretende dar em relação ao tema da mobilidade na cidade. Acerca da questão da fiscalização do próprio trânsito, dos estacionamentos em segunda fila, o presidente coloca a possibilidade de este ser um serviço prestado pelos TUB, à semelhança do que já é feito na cidade do Porto, pelos serviços da STCP.
"Há ainda uma série de passos que temos que dar para continuar a melhorar a prestação deste serviço", diz.
No caso do Porto, oito meses após a STCP assumir a fiscalização do estacionamento e das infrações rodoviárias no espaço público, em especial nos corredores BUS, os resultados confirmam o impacto positivo da operação na mobilidade da cidade e na circulação do transporte público nas principais artérias da cidade do Porto.
Entre fevereiro e setembro, a equipa de fiscalização da STCP registou 5 068 infrações, o que corresponde a uma média de 634 viaturas multadas por mês. Setembro destacou-se como o mês que concentrou o maior número de infrações registadas.