ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

UMINHO
Elsa Moura

Academia 08.04.2021 08H36

Jornadas da Ciência regressam à UMinho via zoom

Escrito por Elsa Moura
III edição arranca esta quinta-feira e vai contar com uma centena de oradores.

As Jornadas de Ciência da Universidade do Minho arrancam esta quinta-feira e prolongam-se até sábado, através da rede online zoom. A terceira edição do evento é organizada pelos alunos de Ciências do Ambiente, Biologia e Geologia, Biologia Aplicada, Bioquímica e Química da UMinho, que trocaram as suas jornadas anuais de curso por este evento multifacetado.


Ao longo destes dias passam pelo evento cem oradores, ao longo de vinte atividades. Inscreveram-se no evento 450 participantes de todo o país. A ciência na pandemia, no ambiente, nas artes, na comunicação e o papel da mulher são temas-chave da iniciativa. 


A sessão de abertura é esta quinta-feira, às 9h00, com a presidente da Escola de Ciências da UMinho, Manuela Côrte-Real, o presidente do Conselho Pedagógico daquela Escola, António Maurício, o presidente da Associação Académica da UMinho, Rui Oliveira, e a representante da comissão organizadora, Adriana Fernandes.


As sete palestras previstas vão mostrar a ciência em Van Gogh (Nuno Francisco, Escola Filipa de Vilhena), os ecomateriais inspirados na natureza (Raul Machado, UMinho), a valorização de recursos naturais nas autarquias (Milene Matos, Município de Lousada), tecnologia vs. ciência (José Palma-Oliveira, Universidade de Lisboa), a proteção da vida selvagem (Pedro Prata, Rewilding Portugal), a biomedicina (Eduardo Cavaco, Universidade da Beira Interior) e o mundo novo da edição genética (Mariana Sottomayor, Universidade do Porto).


Os 19 workshops vão abordar, por exemplo, o desenvolvimento de fármacos, os tumores, os microplásticos no ambiente, os peixes exóticos dos nossos rios, a vida liliputiana em gotas de água, os drones ou a cultura científica vs. filosófico-religiosa. Há ainda uma mesa redonda sobre o papel da mulher na ciência, com a astroquímica e pesquisadora de vida extraterrestre Clara Sousa Silva (MIT, EUA), as neurocientistas Clara Ferreira (Fundação Champalimaud) e Ana João Rodrigues, a bióloga Paula Sampaio, a bioquímica Sandra Paiva e o químico João Paulo André (todos da UMinho).


A comunicação da ciência vai ser debatida num painel formado por Camila Costa (Instituto Vital, Brasil), Cayetano Cánovas (Estação Biológica de Doñana, Espanha), Rute Pereira (Amazingchemist), Ana Delicado (Universidade de Lisboa) e Andreia Pacheco (UMinho). 

O programa prevê ainda a partilha de experiências de 25 antigos alunos, além de apresentações de 12 cursos em formato speed meeting, um momento Erasmus, um stand com várias empresas e uma noite de quizz com prémios, procurando assim dar uma visão transversal, inclusiva e global da ciência. 


Site oficial do evento

Deixa-nos uma mensagem