ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 14.08.2020 14H55

Jovemcoop faz 41 anos e continua a aguardar por uma casa

Escrito por Vanessa Batista
Associação está a organizar uma visita virtual, este sábado, pelo Recolhimento das Convertidas. 

O ano de 2020 foi "sem dúvida muito desafiante" para a Jovemcoop. A associação bracarense que contempla 41 anos, este domingo, 16 de Agosto, conseguiu reinventar-se durante a pandemia de Covid-19.


Para assinalar o aniversário e o Dia Internacional da Juventude, celebrado esta quarta-feira, 12 de Agosto, a Jovemcoop organizou uma visita virtual ao Recolhimento das Convertidas.


Este sábado, pelas 10h30, basta aceder à página de Facebook da estrutura para participar. Na opinião da coordenadora-geral, Margarida Pereira, esta é uma acção que visa combater o isolamento através da cultura.


Para o 41º aniversário o desejo continua a ser o mesmo, uma casa para a Jovemcoop. "Esse é um desejo que se renova ano após ano", declara Margarida Pereira. Este facto acaba por, muitas vezes, "limitar" o trabalho da associação. "Somos uma associação sem fins lucrativos, portanto para nós é impossível tentar arranjar o nosso próprio espaço", afirma.


A coordenadora espera que num futuro próximo a Câmara Municipal de Braga e/ou a Freguesia de São Victor recordem o associativismo, com o intuito de acolher essas estruturas ou distribuir as mesmas por espaços da cidade.




Associativismo cresceu em Braga.



Ao contrário do que poderia ser expectável, o número de jovens cooperantes / voluntários não decresceu em tempos de pandemia. Margarida Pereira avança que as pessoas em Braga movimentaram-se para ajudar com alimentos, roupas ou trabalho.


Um dos exemplos foi o campo de férias "O Nosso Património", organizado pela Jovemcoop, que registou 15 participantes para cinco monitores. 

"Não nos podemos queixar e dizer que a pandemia nos afastou, mesmo os pais tinham interesse que os filhos voltassem à vida activa", sublinha. 

Deixa-nos uma mensagem