ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Livre Braga
Liliana Oliveira

Legislativas 2022 13.01.2022 18H20

Livre não acredita na eleição mas quer reforçar votação de 2019

Escrito por Liliana Oliveira
Teresa Mota, Alfredo Oliveira e Bruno Machado apresentaram a lista e o programa eleitoral, esta quarta-feira, na Junta de S.Victor.

Teresa Mota não acredita na sua eleição, a 30 de janeiro, mas candidata-se com o objetivo de reforçar a votação do Livre, em 2019, ano em que conseguiu 1,09% dos votos do círculo eleitoral de Braga.


A equipa que acompanha Teresa Mota nestas legislativas e as ideias que o partido defende para o distrito e o país foram apresentadas esta quarta-feira, na Junta de S.Victor.

O jornalista Alfredo Oliveira e Bruno Machado, que é advogado, acompanharam a professora e empresária na apresentação da lista que se assume como "a esquerda que não desiste", apesar de também o número dois da lista, Alfredo Oliveira, não acreditar que o número de votos no Livre seja suficiente para eleger um deputado. "Acreditamos que vamos continuar a melhorar o trabalho que temos feito nos últimos tempos no distrito, acreditamos que vamos ter melhor votação", referiu


O reforço do Serviço Nacional de Saúde, a mobilidade, a habitação ou a coesão territorial são algumas das bandeiras do partido, que quer ainda testar o Rendimento Básico Incondicional, que, diz a cabeça de lista, "poderá a seu tempo ser uma realidade mais abrangente".


O Livre quer "promover um Novo Pacto Verde, fomentar a economia local, implementar 35 horas semanais de trabalho e aumentar o tempo disponível para todos, através da implementação imediata das 35 horas semanais de trabalho e dos 25 dias de férias com progressão até 2030 para 30h semanais e 30 dias de férias anuais, assim garantindo uma maior distribuição do trabalho". 


Bruno Machado salientou a intenção de "dotar a educação pública dos recursos necessários que permitam o livre desenvolvimento das nossas crianças e jovens, que se dignifiquem as carreiras de docentes e não docentes, promovendo a coesão territorial que permita corrigir desequilíbrios entre as terras urbanas e rurais, no acesso a bens e serviços essenciais".


O Livre propõem-se ainda a alcançar 10% de habitação pública e a estabelecer limites máximos no valor

de renda. A emergência climática é um dos pontos-chave de um programa que quer "uma sociedade justa num planeta saudável".


Rui Tavares, fundador do partido, estará em Braga no dia 20 de janeiro, numa ação de campanha, que tem início às 17h00. Pode conhecer toda a lista do Livre candidata ao círculo eleitoral de Braga aqui.

Deixa-nos uma mensagem