ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 03.12.2021 07H00

Localização do Enterro da Gata divide opiniões

Escrito por Vanessa Batista
Lista A defende a permanência no Altice Forum Braga; Lista M aponta o terreno junto ao campus de Gualtar como a melhor opção; Lista P apela ao diálogo com o presidente do Município de Braga para encontrar um espaço alternativo de preferência ao ar livre.
Declarações dos candidatos das listas A, M e P durante o debate promovido pela RUM.

false / 0:00

A localização do Enterro da Gata foi um dos temas que dividiu opiniões no debate promovido pela RUM, esta quinta-feira, ao final da tarde. Os três candidatos para a presidência da Associação Académica da Universidade do Minho têm visões distintas sobre qual o espaço mais adequado para receber as monumentais festas que assinalam o fim do ano letivo.


Para Duarte Lopes, da Lista A, será difícil encontrar um equipamento cultural e recreativo com melhores condições do que o Altice Forum Braga. O estudante do mestrado de Direito dos Contratos e da Empresa acusa o candidato da lista M de "desconhecer" toda a logística inerente à organização do Enterro da Gata, visto que organizar o evento no terreno privado junto ao campus de Gualtar iria requerer "um enorme esforço financeiro", visto que não existe qualquer infraestrutura ou eletricidade no local.


Lucas Rodrigues não concorda que o Enterro da Gata venha a acontecer, pelo segundo ano, na sala bracarense, uma vez que representa um investimento para a AAUMinho na ordem dos 50 mil euros, quando junto ao Estádio Municipal de Braga o aluguer do espaço não tinha qualquer valor associado.


Contudo, o aluno do Mestrado de Genética Molecular concorda que poderá ter sido difícil para o então direção liderada por Nuno Reis encontrar outros locais para acolher as monumentais festas da academia minhota.

Contudo, Lucas Rodrigues acusa a direção de "falta de transparência", visto que as reuniões para decidir o futuro do evento decorreram "à porta fechada", não sendo possível perceber se o regresso ao terreno junto a campus de Gualtar, melhor proposta na opinião da lista M, esteve ou não em cima da mesa. Quanto às barraquinhas devem estar no exterior, sendo garantida uma cobertura devido às questões meteorológicas.


Já o candidato da lista P, Hélder Matos, recusa recorrer a promessas eleitorais, porém defende que um Enterro da Gata "ao ar livre é algo positivo", pois permite uma maior diversidade, nomeadamente, de palcos. Para o aluno de Ciência Política, o caminho para encontrar uma alternativa ao Altice Forum Braga deve ser encontrada em conversação com o presidente do Município bracarense com quem, caso sejam eleitos, pretendem reunir para "estudar outras opções".


Recorde-se que as eleições para os órgãos sociais da AAUMinho estão agendadas para 7 de dezembro.


Deixa-nos uma mensagem