ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 15.04.2021 19H12

Maior parte do país avança no desconfinamento; Famalicão está em alerta

Escrito por Redação
Na segunda-feira regressa o ensino superior e reabrem as salas de espetáculo e os centros comerciais.

O primeiro-ministro António Costa confirmou hoje, no final do Conselho de Ministros, que a maior parte do país vai dar um passo em frente no plano de desconfinamento traçado pelo Governo. 


Desta forma, regressa na segunda-feira, dia 19 de abril: 


- O ensino secundário e superior; 

- Os cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; 

- As lojas de cidadão (por marcação); todas as lojas e centros comerciais;

- Os restaurantes e pastelarias (no interior, máximo de quatro pessoas por grupo, mas esplanadas, máximo de seis pessoas por grupo) até às 22h durante a semana e 13h ao fim-de-semana e feriados;

- As modalidades desportivas de médio risco;

- Os eventos exteriores com diminuição de lotação;

- Os casamentos e baptizados com 25 % de lotação;

- A prática de actividade física ao ar livre (permitida até seis pessoas);


O plano de desconfinamento do executivo prevê quatro fases de reabertura – duas já avançaram a 15 de Março e 5 de Abril. A próxima será na segunda-feira, 19 de Abril, e a última a 3 de Maio. Na segunda-feira, Portugal entra no seu o 15.º estado de emergência no contexto de pandemia de covid-19.



Vila Nova de Famalicão é um dos 13 concelhos em estado de alerta

António Costa alertou que 13 concelhos que pela primeira vez têm uma taxa de incidência superior a 120 casos por cada 100 mil habitantes vão de ter "especial atenção" nos próximos 15 dias, entre os quais o de Vila Nova de Famalicão, "onde a taxa de incidência tem um risco particular" por serem concelhos populosos.



Oito concelhos estavam em risco mas voltam a entrar na fase de desconfinamento

O primeiro-ministro informou também que os concelhos de Borba, Cinfães, Figueiró dos Vinhos, LagoaRibeira de Pena, Soure, Vila do Bispo e Vimioso, tiveram uma evolução positiva dos casos os últimos 15 dias e poderão entrar na fase de desconfinamento.



Sete concelhos não vão desconfinar na próxima fase

Há ainda um conjunto de concelhos que continuam acima de 120 casos por cada 100 mil habitantes (há mais de 15 dias) e por isso não vão poder avançar no desconfinamento à semelhança do resto do país. Estes concelhos irão manter as actuais regras em vigor, não dando assim mais nenhum passo em direcção à sua reabertura, e manter-se-ão "com as restrições em vigor", detalha o primeiro-ministro. São eles Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.



Quatro concelhos dão passo atrás e voltam a confinar

O cenário mais grave está nos concelhos de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior, onde o número de casos é superior a 240 casos por cada 100 mil habitantes. Por isso, nestes concelhos, não só não se avançará em direcção ao desconfinamento, como haverá um recuo. As atividades com morada nestes concelhos voltarão a confinar até à fase anterior, voltando, por exemplo, à venda de produtos ao postigo e sem esplanadas a funcionar.

Deixa-nos uma mensagem