ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Nacional 16.04.2021 07H00

Mais de 100 investigadores em protesto por todas as bolsas prorrogadas

Escrito por Vanessa Batista
ABIC - Associação dos Bolseiros de Investigação Científica vai entregar no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior um abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas. Protesto está agendado para as 14h00.
Ouça aqui as declarações da vice-presidente da ABIC, Maria João Antunes, à RUM.

false / 0:00

Mais de 100 investigadores de todo o país vão participar no protesto, desta sexta-feira, organizado pela ABIC – Associação dos Bolseiros de Investigação Científica. A associação decidiu avançar com a ação, uma vez que até ao momento não conseguiram agendar uma reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.


Recorde-se que a ABIC tem a decorrer um abaixo-assinado que já ultrapassou as 3 mil assinaturas. O documento exige a prorrogação de todas as bolsas de investigação, direta ou indiretamente, financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia -  e financiadas por outras entidades, em três meses.


O abaixo-assinado será entregue no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior depois das 14h00, hora em que está previsto o arranque do protesto.


Aos microfones da RUM, a vice-presidente da ABIC, Maria João Antunes, avança que os participantes vão fazer ouvir outras reivindicações que, ao longo do tempo, têm vindo a ser ignoradas.


"O cumprimento da extensão dos prazos de entrega de teses, que achamos que deve ser repetido no próximo ano letivo, a abertura de novas edições de concursos de estímulo ao emprego científico e projetos de investigação considerando as baixas taxas de aceitação das edições anteriores, também o fim das taxas cobradas nas instituições para entrega de teses que podem chegar aos 500 euros e a democratização das instituições de ensino superior, por forma a garantir que todos os trabalhadores científicos podem eleger, ser eleitos e participar na vida democrática das instituições independentemente do seu vínculo", elenca a responsável aos microfones da Universitária. 


Deixa-nos uma mensagem