ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

AAUMinho
Vanessa Batista

Academia 06.05.2021 17H54

Mais de 280 voluntários deram "vida" na UMinho

Escrito por Vanessa Batista
Resultados provisórios das Dádivas de Sangue.
Ouça aqui os testemunhos dos estudantes que participaram nesta edição das Dádivas de Sangue, em Azurém.

false / 0:00

Foram 243 os voluntários que participaram nos dois dias das Dádivas de Sangue no campus de Gualtar. A ação solidária organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) em conjunto com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação arrancou esta terça-feira.


No campus de Azurém, até ao início da tarde desta quinta-feira, já tinham passado pela Sede da AAUMinho mais de 40 dadores.


"Qualquer dádiva já é por si só uma vitória", declara o presidente da AAUMinho, Rui Oliveira, que diz não estar surpreendido com o resultado, visto que a academia minhota "tipicamente é bastante participativa em ações de responsabilidade social". 


Para o dirigente este é um balanço positivo, uma vez que a iniciativa "superou" os números da anterior campanha, em outubro de 2020. No entanto, longe vão os dias em que a academia minhota ultrapassava as 600 doações e ocupava o primeiro lugar no Ranking Nacional de Dadores de Sangue inscritos em Instituições de Ensino Superior.


Nesta iniciativa também os familiares destes "Heróis de Capa Negra", slogan desta edição, podem fazer a diferença. Bruna Oliveira, estudantes do curso de Ciências da Comunicação, decidiu participar pela primeira vez na iniciativa de solidariedade social com a companhia especial do pai. "Nunca é demais, por isso pensei que ele podia participar", refere. A aluna frisa também a importância de cultivar esta responsabilidade social desde cedo na vida dos estudantes do ensino superior.


Tiago Sousa, estudante do curso de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, foi incentivado a participar nas Dádivas de Sangue pelos colegas do terceiro ano da licenciatura. “Tranquilo e indolor” foram as palavras utilizadas para, aos microfones da Universitária, descrever a experiência. 

Deixa-nos uma mensagem