ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Nacional 28.10.2020 16H09

Ministro diz que hidrogénio "é chave para o desenvolvimento sustentável"

Escrito por Pedro Magalhães
Manuel Heitor participou na INL Hydrogen Summit.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, considera que o hidrogénio "é uma tecnologia chave e o único caminho para o desenvolvimento sustentável".


Na Hydrogen Summit, conferência digital promovida pelo INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia) esta quarta-feira e que discutiu o papel do hidrogénio rumo à neutralidade carbónica da Europa até 2050, o governante alertou que o hidrogénio será determinante "para a promoção do acordo verde europeu", garantindo que Portugal "está comprometido, dentro da sua presidência no Conselho da União Europeu no próximo ano, numa economia futura sustentada no hidrogénio".


Lembrando que é preciso assegurar "um compromisso entre o sector empresarial e o desenvolvimento sustentável", Manuel Heitor sublinhou que algumas das propriedades químicas do hidrogénio, embora mais benéficas que as do dióxido de carbono, são desconhecidas e por isso necessárias acautelar. 


"Ainda não se sabem os efeitos secundários do seu uso e é preciso assegurar, com vista a uma utilização diária, a segurança do seu transporte e armazenamento", advertiu.


O governante falou também da importância de institutos como o INL no desenvolvimento da tecnologia fuel cell, aplicação sustentável baseada no hidrogénio e na nanotecnologia. "É preciso haver articulação entre as organizações de investigação científica para que a Europa lidere neste processo", comentou.

Deixa-nos uma mensagem