ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Academia 14.10.2020 13H17

Novo presidente do CRUP aponta à competitividade das universidades

Escrito por Redacção
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas passa a ser liderado pelo reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.
Declarações do sucessor de António Fontainhas Fernandes, da UTAD

false / 0:00

António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). Mais investimento e promover a progressão nas carreiras são algumas das linhas fortes para os próximos três anos.


O mandato começa em Novembro, mas os desafios já estão definidos. Em declarações à TSF, António Sousa Pereira aponta à competitividade das universidades portuguesas.


"Queremos a reposição de uma fórmula de distribuição que deixe todas as instituições confortáveis, e que faça desaparecer, urgentemente, as injustiças no seio das universidades portuguesas. Temos de implementar um mecanismo que permita às universidades modernizarem-se e construir infraestruturas. Estamos num mundo altamente competitivo, e estamos a perder competitividade," admite.


O reitor da Universidade do Porto define ainda como prioritário a progressão nas carreiras dos docentes do ensino superior.

A pandemia está a afectar as instituições, há mais de uma centena de estudantes infetados em várias universidades do país. Ainda assim, António Sousa Pereira está otimista que este período vai passar, até porque as universidades cumprem as regras de segurança.


"O espaço mais seguro onde os estudantes universitários possam estar é mesmo o interior das universidades. Existe um aumento de casos nos estudantes, mas são infeções que são contraídas fora do ambiente escolar. É nas festas, nos restaurantes, nos bares. São praticamente nulas as infecções contraídas dentro das universidades. O distanciamento e o uso de máscara são obrigatórios", lembra.


O presidente eleito da CRUP admite estar convicto que no início de 2021 exista um alívio das restrições impostas pela pandemia.

António Sousa Pereira ganhou à segunda volta e apenas por um voto contra o reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira. O novo presidente da CRUP sublinha que o importante é que haja união, e convidou o reitor de Aveiro para vice-presidente.


"Entendo que o CRUP só é eficaz se representar a voz unida de todas as instituições. Convidei o reitor de Aveiro e ele aceitou. Passado o período eleitoral, vamos trabalhar com o mesmo objetivo: defender os interesses das universidades portuguesas.

António Sousa Pereira substitui António Fontaínhas Fernandes, reitor da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.


TSF

Deixa-nos uma mensagem