ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: PMM/RUM
Pedro Magalhães

Regional 07.04.2021 14H52

PCP defende que Governo deve adquirir mais vacinas para não estar "refém" da UE

Escrito por Pedro Magalhães
O partido promoveu hoje, junto da população na Arcada, uma ação de esclarecimento sobre um projeto de lei que recomenda a aquisição de outras vacinas já reconhecidas pela OMS.
Declarações de Bárbara Barros

false / 0:00

O PCP defende que o Governo português deve adquirir mais vacinas contra a Covid-19 além das que foram contratualizadas pela União Europeia (UE).


A Direção Regional do partido de Braga promoveu hoje, junto da população na Arcada, uma ação de esclarecimento sobre um projeto de lei, que será discutido amanhã, quinta-feira, na Assembleia da República, que recomenda a aquisição de outras vacinas já reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde e a suspensão da validade das patentes.


A deputada da CDU na Assembleia Municipal de Braga, Bárbara Barros, foi a porta-voz da ação de esclarecimento e, aos jornalistas, assinalou que o país "precisa de cuidar da saúde dos portugueses", não podendo Portugal estar "refém da UE e de uma lógica de mercado".


Para o PCP, o país está condicionado às vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Moderna - sendo que a da Janssen chega na segunda metade deste mês -, as quais são "insuficientes" para "possibilitar uma aceleração e massificação da vacinação" em Portugal.


Apesar de estar prevista a chegada de mais de 35 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para o país, Bárbara Barros sublinhou que têm existido "problemas na administração e na logística das doses", defendendo que Portugal deve utilizar a sua "soberania" para "evitar que a vacinação se prolongue mais no tempo, quando existem alternativas para uma vacinação mais célere".


A deputada municipal assinalou que "só com a vacinação" será possível assegurar "a segurança dos trabalhadores", referindo que a medida do confinamento, ao longo dos últimos meses, contribuiu para 

o "sofrimento" das "micro, pequenas e médias empresas" da região do Minho.

Deixa-nos uma mensagem