ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 09.08.2022 12H23

Pedro Arezes é o 1º português distinguido pela Fundação ORP

Escrito por Vanessa Batista
Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho foi galardoado com o Prémio de Reconhecimento Especial entregue na Colômbia, no âmbito da 22ª edição do Congresso Internacional ORP.
Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da UMinho, sobre o projeto de investigação na área da ergonomia dos fatos espaciais que estão a ser preparados para a primeira viagem tripulada a Marte pela NASA. 

false / 0:00

Pedro Arezes é o primeiro português distinguido com o “Prémio de Reconhecimento Especial” pela Fundação Internacional de Prevenção de Riscos Ocupacionais pelo trabalho em prol do bem-estar das pessoas em empresas e da afirmação da área da Ergonomia. O galardão, criado há 12 anos, distingue profissionais e empresas pela sua excelência na área. 


Em declarações à RUM, o presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, diz-se "orgulhoso" pela distinção, visto que esta é uma fundação com grande revelância a nível mundial neste setor. Pedro Arezes recebeu o prémio em mãos no Centro de Convenções de Cartagena das Índias, na Colômbia, no âmbito da 22ª edição do Congresso Internacional ORP. O investigador faz questão de frisar que esta distinção é fruto, também, do empenho e dedicação do grupo de Engenharia Humana da UMinho do qual faz parte e já liderou.


Pedro Arezes integra, desde 2021, o painel de revisores do programa HERO - Human Exploration Research Opportunities – que visa avaliar propostas submetidas à NASA para o seu programa de investigação da componente humana na exploração espacial. 


Recorde-se que a agência espacial tem como objetivo fazer chegar a Marte uma missão tripulada, para isso são necessários fatos específicos para os tripulantes. Uma área em que o investigador da Escola de Engenharia tem vindo a trabalhar, visto que os atuais fatos são demasiado pesados, pouco flexíveis e desconfortáveis para uma viagens que , no mínimo, terá a duração de 145 meses. A Escola de Medicina também tem dado um importante contributo na área da "saúde espacial". Este foi o tema abordado pelo galardoado durante a sua palestra na  22ª edição do Congresso Internacional ORP.

Deixa-nos uma mensagem