ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Internacional 20.01.2021 11H23

Pilar Social. Costa traça prioridades da presidência portuguesa da UE

Escrito por Redacção
EM ATUALIZAÇÃO

Na condição de presidente em exercício do Conselho da União Europeia, António Costa debate esta quarta-feira com o Parlamento Europeu as prioridades da presidência portuguesa para o primeiro semestre do ano. Na sessão plenária em Bruxelas, o primeiro-ministro defendeu a realização "o mais rapidamente possível" de uma Conferência sobre o Futuro da Europa "centrada nos anseios e angústias dos cidadãos" e não nas instituições da UE.


Pouco menos de uma semana depois de ter recebido em Lisboa a visita de uma delegação do colégio da Comissão Europeia, liderada pela presidente Ursula von der Leyen, e de já ter recebido o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no lançamento da presidência, António Costa culmina esta quarta-feira a ronda de discussões institucionais sobre o programa do semestre com o Parlamento Europeu.


Na apresentação, no Parlamento Europeu , das prioridades da presidência portuguesa do Conselho da UE, o primeiro-ministro defendeu a realização da "Conferência sobre o Futuro da Europa, como fórum de debate entre os Estados-membros e com os nossos cidadãos sobre o que queremos construir juntos como União no futuro".


Segundo Costa, esta "deve ser centrada nos anseios e angústias dos cidadãos e não nas questões das instituições".

"Enquanto presidência do Conselho [da UE], tudo faremos para que conferência possa ser lançada o mais rapidamente possível para que a possamos poder concluir com um debate aberto e esclarecedor", anunciou.


*Com RTP

Deixa-nos uma mensagem