ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Nacional 29.10.2020 09H23

‘PITCCH’. O projecto em que as grandes empresas pedem ajuda a PME’s e startups

Escrito por Tiago Barquinha
A iniciativa é apresentada esta quinta-feira.
As declarações de Jorge Fiens, responsável pela comunicação do INL.

false / 0:00

‘PITCCH’ é o nome do mais recente programa promovido pelo Laboratório Ibérico Internacional de Tecnologia (INL). A iniciativa junta empresas já consolidadas, algumas delas multinacionais, a pequenas e médias empresas ou startups de forma a potenciar o avanço científico e tecnológico.


Sob o conceito de “inovação aberta”, o responsável pela comunicação do INL explica que o projecto consiste numa interacção entre empresas, em que as de maior dimensão “expõem os seus problemas através de uma plataforma”. Depois disso, as entidades do ramo empresarial que disponham, no máximo, de 200 colaboradores, têm “a oportunidade de se candidatarem, propondo soluções para as dificuldades identificadas”.


O programa está vocacionado para a área de investigação e desenvolvimento (I&D). Para Jorge Fiens, "muitas vezes, as grandes empresas estão tão orientadas para a sua própria sobrevivência e para outros temas que não têm como premente a resolução de questões através de I&D”.


O projecto 'PITCCH' é apresentado, esta quinta-feira, às 12 horas, através do webinar ‘O paradigma da inovação aberta: transformando desafios em oportunidades de negócios’, transmitida na plataforma Zoom. Maurits Butter, do TNO, George Tsekouras, do INSPIRE, Michela Mattaloni, do INL, e César Martins, da Chemitek, são os participantes. 


Grupo Amorim, KPN, Saint Gobain, Procter & Gamble, Aptiv e EFACEC são, para já, as empresas aderentes. A primeira open call está prevista para Fevereiro. 

Deixa-nos uma mensagem