ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Nacional 24.02.2021 11H25

"Possibilidade de partido de ideologia municipalista só visa pressionar PS e PSD"

Escrito por Elsa Moura
A opinião é do politólogo José Palmeira. Ouvido esta manhã pela RUM, o docente da UMinho afirmou que a possibilidade não é viável e surge apenas para pressionar PS e PSD a alterarem a lei.
O comentário de José Palmeira à notícia avançada hoje pelo Expresso

false / 0:00

A ameaça da criação de um partido nacional de ideologia municipalista pretende apenas colocar pressão no PS e no PSD e não é viável. A opinião é do comentador José Palmeira.

No próximo sábado, dezassete autarcas independentes vão reunir-se para debater os obstáculos criados pela nova lei autárquica. 

Em cima da mesa está também a possibilidade de criação de um partido mas, ouvido pela RUM, o docente da UMinho, José Palmeira, desvaloriza essa possibilidade. "Acho que em primeiro lugar se trata de uma forma de pressão. É verdade que pode haver partidos que tenham um âmbito nacional mas cujo objeto principal seja promover o municipalismo, mas não me parece que seja uma solução do ponto de vista do sistema partidário", defende.


O politólogo sublinha que seria apenas uma forma instrumental para que os independentes concorressem às autarquias. Ainda assim, José Palmeira assume que um partido desta natureza podia colocar alguma pressão sobre a regionalização. Para o docente, um partido com estas caraterísticas "podia ser uma espécie de pressão a favor da regionalização".


No próximo sábado decorrerá uma reunião com perto de vinte autarcas independentes, entre eles, Rui Moreira, atual presidente da Câmara Municipal do Porto.

Deixa-nos uma mensagem