ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Hugo Antunes/RUM
Pedro Magalhães

Cultura 28.10.2020 12H35

"Prémio Camões para Aguiar e Silva é justíssimo, tem um trabalho de gigante"

Escrito por Pedro Magalhães
Opinião do autor do programa Livros com RUM sobre Vítor Aguiar e Silva, vencedor do Prémio Camões.
António Ferreira fala num "prémio justíssimo" atribuído a Vítor Aguiar e Silva

false / 0:00

"É um prémio justíssimo para uma pessoa de um valor intelectual raro". Quem o diz é o autor do programa Livros com RUM, António Ferreira, sobre a recente atribuição do Prémio Camões a Vítor Aguiar e Silva.


O bibliófilo diz que galardão atribuído ao antigo vice-reitor da Universidade do Minho "vem justificar a unanimidade dentro do espaço da língua portuguesa sobre o trabalho incansável do professor Aguiar e Silva, nomeadamente nos estudos camonianos".


António Ferreira destaca uma das primeiras obras de Aguiar e Silva, Teoria da Literatura (1967), como sendo "incontornável" e obrigatória "para quem gosta de literatura", mas assinala que "muito do lavor" do escritor de 81 anos "encaixa na obra de Camões", lembrando que os estudos literários da autoria de Aguiar e Silva Camões: labirintos e fascínios (1994), A lira dourada e a tuba canora : novos ensaios camonianos (2008) e Dicionário de Luís de Camões (2011) "são obras definitivas para quem estuda" o poeta do séc. XVI.


António Ferreira vai mais longe e sublinha que Aguiar e Silva "tem um trabalho de gigante e revolucionou os estudos sobre Camões", ficando, por isso, "para sempre na história da língua portuguesa".


O antigo vice-reitor da Universidade do Minho sucede a Chico Buarque como vencedor do Prémio Camões. Segundo o ministério da Cultura, Aguiar e Silva foi distinguido pelo ministério da Cultura pelo “seu papel activo relativamente ao cânone das literaturas de língua portuguesa".



Primeira edição do Livros com RUM foi com Aguiar e Silva

Em 2006, António Ferreira iniciou a rubrica Livros com RUM e o primeiro convidado foi precisamente Vítor Aguiar e Silva. Numa emissão gravada no antigo gabinete do vice-reitor da UMinho, António Ferreira recorda uma conversa "sobre o percurso e a história de vida" do convidado, "com abordagens a Camões mas também a Fernando Pessoa".


António Ferreira assume que essa primeira conversa serviu para "perceber que era possível fazer alguma coisa de jeito", referindo-se ao sucesso do seu programa, que já leva 14 anos de emissão. A conversa entre António Ferreira e Aguiar e Silva será emitida nos 97.5FM ou em rum.pt esta quinta-feira, dia 28, a partir das 21 horas, a propósito do galardão atribuído ao antigo vice-reitor da Universidade do Minho.

Deixa-nos uma mensagem