ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: UMinho
Catarina Martins

Academia 20.05.2022 07H01

Professor da UMinho lança livro sobre desafios ocultos da economia portuguesa

Escrito por Catarina Martins
A obra de 176 páginas é editada pela Cordão de Leitura.
Declarações de Orlando Petiz, professor da Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho.

false / 0:00

O professor Orlando Petiz da Escola de Economia e Gestão (EEG), da Universidade do Minho, vai lançar o livro ‘Economia Social: Desafios Ocultos da Economia Portuguesa’. A sessão de apresentação e debate da obra vai decorrer esta sexta-feira, das 18h30 às 19h30, no auditório 0.03 da EEG, no Campus de Gualtar.


A economia social tem sido alvo de uma reflexão mais séria nas últimas décadas, enquanto janela aberta para a sustentabilidade do desenvolvimento económico e social. O livro de 176 páginas, editado pela Cordão de Leitura, aborda a tipologia, os objetivos e a missão das políticas públicas neste âmbito, para "abrir as portas ao novo paradigma socioeconómico e colmatar as diferenças do dominante", explica Orlando Petiz.


"Trata-se de uma obra escrita para todos, não só para economistas, mas para qualquer cidadão", sobre os desafios da economia social e como os solucionar para "tornar este mundo diferente, melhor, mais amigável e mais consistente". 


"É uma reflexão à sociedade trazendo para o seu interior a própria economia social, isto porque apercebo-me que o sistema dominante não está a sarar as feridas sociais e está a provocar inclusive mais enviesamentos", explica.


A sessão conta com as intervenções de Orlando Petiz, autor do livro, e Sílvia Sousa, ambos professores do departamento de economia da EEG e Eduardo Duque, professor da Universidade Católica Portuguesa. A moderação estará a cargo de Paulo Mourão, professor do departamento de economia da EEG. 

Deixa-nos uma mensagem