ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 25.01.2021 17H23

PS pede hospital de campanha em Braga. Autarca recusa desbaratar recursos

Escrito por Elsa Moura
Presidente do município de Braga avisa que não vai montar estrutura do género sem que as autoridades de saúde o aconselhem.
Artur Feio, vereador do PS e Ricardo Rio, presidente da CMB

false / 0:00

O vereador do Partido Socialista em Braga sugeriu hoje à autarquia que proceda à montagem de um hospital de campanha no Altice FORUM Braga face ao evoluir da pandemia na região. O presidente do município recusou avançar sem que as autoridades de saúde o aconselhem realçando a capacidade de resposta atual na região.


No final da ordem de trabalhos, Artur Feio voltou ao assunto que noutras fases da pandemia já tinha abordado, referindo que Braga como capital de distrito "tem obrigação e responsabilidade de consciência" nesta matéria. Lembrando que o futuro pode ser "bastante negro", aconselhou o município a avançar, considerando a atitude "determinante" para uma resposta que pode ser necessária a qualquer momento, dado o evoluir da pandemia na região e o aumento diário de internamentos nos hospitais com doentes covid.


Ricardo Rio recusou avançar para a montagem de um hospital de campanha a não ser que as autoridades de saúde o solicitem. "Não houve até hoje nenhuma indicação da tutela da saúde de que alguma vez venha a ser necessário. No dia em que nos sinalizem isso, naturalmente que estaremos disponíveis", esclareceu. O autarca acabou a criticar as autarquias que fazem "um espetáculo  um pouco deprimente de estruturas montadas que depois não são necessárias ou não têm profissionais disponíveis. Acho que é um desbaratar de recursos públicos em que nada justifica esse tipo de atitude por parte da CMB", disse.


Também o vereador da proteção civil, Altino Bessa, explicou que há dezenas de camas disponíveis e vazias em unidades de retaguarda, acrescentando que um hospital de campanha "não faz sentido a não ser numa resposta a nivel regional".

Deixa-nos uma mensagem