ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas / CMB
Vanessa Batista

Regional 23.09.2022 10H46

Quinta Pedagógica poderá ver nascer um Museu das Tradições

Escrito por Vanessa Batista
Vereador do desenvolvimento rural no Município de Braga, Altino Bessa, volta a frisar a vontade de criar no equipamento um picadeiro. Obra estava prevista para 2019.
Declarações aos jornalistas do vereador com o pelouro do desenvolvimento rural, Altino Bessa.

false / 0:00

A Quinta Pedagógica de Braga deverá ver nascer, nos próximos anos, um Museu das Tradições e o tão aguardado picadeiro. A ambição do vereador do ambiente e desenvolvimento rural do Município de Braga foi partilhada, esta quinta-feira, durante a Festa das Colheitas que juntaram cerca de 150 crianças e idosos. A intenção de construir um picadeiro no equipamento não é nova, tendo o arranque das obras estado previsto para 2019.


A curto prazo, a Quinta Pedagógica irá crescer para a zona onde está instalada a ´Casa do caseiro`. Com o falecimento dos proprietários, a autarquia ficará responsável quer pela casa como pelos terrenos, um acordo que ficou contratualizado há vários anos. Altino Bessa prevê que possam vir a nascer, com este alargamento, novas salas de formação e um Museu das Tradições Agrícolas, de modo a não apagar esta cultura mais rural do concelho.


Nos últimos tempos, de modo a aproximar o equipamento da população, o executivo criou percursos pedonais até à ETAR de Braga, de modo a que os bracarenses que vivem nas urbanizações perto da Quinta possam usufruir da mesma sem limitações.


A curto prazo, uma superfície comercial irá doar um espigueiro de dois andares ao espaço. O vereador com o pelouro do desenvolvimento rural avança que espera que, no próximo ano, a desfolhada ocorra neste espigueiro, proveniente de uma casa senhorial, como manda a tradição. "O Mercadona irá oferecer a desmontagem e montagem na Quinta", afirma. A nova suferficie comercial vai nascer na zona de Real. A autarquia está a estudar a possibilidade de vir a receber também um tanque em pedra. 


Deixa-nos uma mensagem