ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Internacional 26.11.2021 14H13

Registado primeiro caso da nova variante de covid-19 na União Europeia 

Escrito por Redação
Trata-se de uma mulher não vacinada que viajou do Egito. 

A Bélgica detetou o primeiro caso da nova variante do novo coronavírus na Europa, encontrada pela primeira vez na África do Sul.


Este caso foi identificado numa mulher não vacinada que viajou do Egito para a Bélgica no dia 11 de novembro, avança a Reuters. Os primeiros sintomas apareceram no dia 22 de novembro e esta sexta-feira foi confirmado que se trata da nova variante do novo coronavírus.


Esta nova variante foi descoberta há dois dias e ainda não tem nome. Já foram detetados casos desta nova variante em Hong Kong e em Israel, para além de seis países do sul do continente africano.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada para a "ocorrência de uma nova variante de covid-19" na África do Sul e Botsuana, com "elevado número de mutações", informou esta quinta-feira a diretora da OMS para África, Matshidiso Moeti.


A Comissão Europeia já propôs a suspensão das viagens aéreas oriundas da Africa Austral. A informação foi avançada no Twitter pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen. A Alemanha, a República Checa, a França e a Itália já anunciaram que vão avançar com a restrição.


A OMS convocou uma reunião de especialistas para esta sexta-feira para avaliar se a nova variante constitui uma variante de preocupação e em breve partilhará as conclusões, referiu o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, salientando no entanto que demorará algumas semanas para se perceber o impacto da variante.


Já estão em curso investigações científicas para determinar a transmissibilidade e como a nova variante afetará a terapêutica e a eficácia das vacinas, acrescentou.

Deixa-nos uma mensagem