ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Internacional 12.04.2021 13H19

Reino Unido atinge a imunidade de grupo

Escrito por Redação
Para muitos, a primeira coisa a fazer foi logo à meia-noite.

Mais de 73% da população britânica tem anticorpos contra a Covid-19, seja através da vacina, seja pelo facto de já ter estado infetado com o vírus. São dados divulgados pela University College de Londres.


Esta segunda-feira ganha também outro significado porque quem vive no Reino Unido vai poder desconfinar mais um pouco, com a reabertura dos cabeleireiros, dos ginásios e das esplanadas.


Para muitos, a primeira coisa a fazer foi logo à meia-noite. Quase como que por magia, os pubs ingleses abriram logo na primeira hora do novo dia, o que levou várias pessoas, que ansiavam por tomar uma cerveja com os amigos num dos 37.515 bares que decidiram abrir.

Mas os números gerais da reabertura impressionam: mais de 400 mil lojas, 27 mil restaurantes, 20 mil cabeleireiros ou quatro mil ginásios.


Em várias cidades britânicas foi nas lojas que se fizeram filas. 

Nas montras de muitas lojas foi possível ver as palavras "que bom ver-vos" ou "bem-vindos de volta", num processo que foi doloroso para a economia e sociedade britânicas, que estiveram praticamente paralisadas desde janeiro, altura em que eram um dos países onde a pandemia estava mais descontrolada.


Parte do sucesso britânico passa pelo elevado nível de vacinação. Tendo sido um dos primeiros países a iniciar essa campanha em todo o mundo, leva já quase 50% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina.

Um dos efeitos é a redução drástica de mortes. Este domingo, por exemplo, a cidade de Londres não reportou qualquer óbito relacionado com a covid-19.


RTP e TVI

Deixa-nos uma mensagem