ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 29.10.2020 08H00

APPACDM Braga. Requalificação do CAO é uma obra "há muito sonhada"

Escrito por Vanessa Batista
Cerimónia de assinatura do contrato para a execução da empreitada está agendada para esta sexta-feira, às 17h00, na sede da APPACDM de Braga.

Vinte anos depois vão finalmente arrancar as obras de requalificação do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) de Gualtar. Para o presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), esta empreitada vem pôr "finalmente termo a um funcionamento irregular da valência".


A intervenção está orçada em cerca de 500 mil euros e contará com o financiamento do Portugal 2020 (290mil euros() e do Município de Braga (40 mil euros) que foi o responsável pela elaboração do projecto arquitetónico. Além disso, a associação irá utilizar a verba de 85 mil euros atribuída, em 2018, pelo Orçamento Participativo da autarquia, para a instalação de um telhado novo no CAO.


À RUM, António Melo refere que a requalificação do CAO vai permitir aumentar a capacidade do centro "colocando a instituição dentro da lei, uma vez que há vinte jovens sem acordo de cooperação". Neste momento o centro tem 65 jovens, apenas 45 com acordo, mas o centro já chegou a acolher 90 jovens.

A ideia é que em Março de 2021 existam dois Centros de Actividades Ocupacionais com capacidade para 30 e 25 jovens, respectivamente. "Instalações com condições de segurança que o CAO não teve até agora", frisa António Melo.


A obra do CAO foi adjudicada à Corfour, Construção e Engenharia, Lda. A assinatura do contrato para a execução das obras está agendada para esta sexta-feira, às 17h00, na sede da APPACDM de Braga. A sessão vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.


*Com Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem