ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Academia 15.08.2022 11H42

Residência de Famalicão vai nascer no edifício dos serviços de ambiente

Escrito por Liliana Oliveira
O espaço vai ser adaptado e a residência, que terá capacidade para acolher cerca de uma centena de estudantes, deverá abrir portas em 2024.

Vila Nova de Famalicão vai ganhar a primeira residência universitária, a custos acessíveis, do concelho, no edifício municipal onde atualmente funcionam os serviços de ambiente, junto ao parque D. Maria II.

O espaço vai ser adaptado e a residência, que terá capacidade para acolher cerca de uma centena de estudantes, deverá abrir portas em 2024.

Está assim encontrada a solução para albergar os alunos das quatro instituições de ensino superior do concelho - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Lusíada.


Recorde-se que para o ano letivo 2021/2022 inscreveram-se nas universidades e institutos famalicenses 2633 jovens, sendo mais de um milhar alunos deslocados.

O investimento, que está orçado em três milhões de euros, vai permitir disponibilizar 100 camas, sendo 81 para estudantes bolseiros deslocados e alguns estúdios destinam-se a investigadores em mobilidade. A infraestrutura será financiada pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

A autarquia ainda não definiu o local para onde serão transferidos os serviços municipais do ambiente, mas tem a intenção, com esta decisão, de “devolver novos residentes ao centro urbano da cidade".

Deixa-nos uma mensagem