ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Internacional 18.01.2022 10H53

Roberta Metsola eleita nova Presidente do Parlamento Europeu

Escrito por Redação
A maltesa, que sucede a David Sassoli, é eleita no dia em que faz 43 anos.  

Roberta Metsola, natural de Malta, sucede, a partir desta terça-feira e até 2024, no cargo a David Sassoli, na presidência do Parlamento Europeu.

A nova Presidente, do Partido Popular Europeu (PPE), foi eleita à primeira volta, onde já era considerada favorita.

Está, assim, encontrada a sucessora de David Sassoli, dirigente socialista italiano, que esteve no cargo desde o verão de 2019 até 11 de janeiro deste ano, data da sua morte.

Metsola obteve 458 votos entre 616 expressos esta manhã, ultrapassando por larga vantagem a votação de que necessitava para ser eleita: 309.

O eurodeputado português Pedro Silva Pereira dirigiu o ato eleitoral enquanto segundo vice-presidente da Assembleia.


A maltesa superou, também, os outros candidatos ao cargo: a sueca Alice Bah Kuhnke (Verdes/Aliança Livre Europeia), o polaco Kosma Zlotowski (Conservadores e Reformistas Europeus) e a espanhola Sira Rego (Grupo da Esquerda).

A vitória de Metsola, até agora primeira vice-presidente do Parlamento Europeu, era já esperada, em função do entendimento entre as três maiores bancadas do hemiciclo, que previa que a presidência da Assembleia europeia na segunda metade da legislatura coubesse a uma figura escolhida pelo PPE, de centro-direita, após o socialista Sassoli a ter assumido nos dois primeiros anos e meio.

Roberta Metsola, que cumpre esta terça-feira 43 anos, advogada, torna-se a terceira mulher a presidir ao Parlamento Europeu, e a primeira maltesa a dirigir uma instituição europeia.


c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem