ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

SCB
Redação

Desporto 16.04.2021 18H28

SCB quer regressar às vitórias em Vila do Conde. Rio Ave vai jogar "no limite"

Escrito por Redação
Carlos Carvalhal regressa este sábado a Vila do Conde, mas agora como treinador do Sporting Clube de Braga. A partida está agendada para as 20h30.

O treinador Carlos Carvalhal disse hoje que o Sporting de Braga vai voltar a ser "reativo e agressivo" já na deslocação ao terreno do Rio Ave, no sábado, na 27.ª jornada da I Liga de futebol.


Nas últimas quatro jornadas, o Sporting de Braga apenas ganhou um jogo (2-1, fora, ao Farense), no pior ciclo da temporada, e vem de um empate caseiro diante do Belenenses SAD (1-1), no fim do qual o técnico apontou a necessidade da equipa ser mais proativa.

Apesar disso, o treinador disse não estar preocupado com esta fase e frisou estar "extremamente satisfeito com os jogadores, com o clube e com o percurso feito até ao momento".

"São mais de 40 jogos, sempre a somar pontos e a seguir em frente nas diversas competições, podemos estar na esteira de fazer o melhor registo do Braga. Falta ainda muito campeonato, falta a final da Taça de Portugal, tivemos um percurso espetacular na Liga Europa e fomos à final da Taça da Liga. Numa maratona como esta, pode haver um ou ouro jogo menos conseguido", declarou na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Rio Ave.


O técnico notou, contudo, que há "aspetos a retificar", nomeadamente a "transição defensiva que tem que ser melhorada", e defendeu ser necessária "uma adaptação a um novo ciclo de jogos".

"Temos que transportar o que fazemos nos treinos para os jogos, é nisso que os jogadores têm que acreditar, estamos à espera a qualquer altura que isso aconteça. Vão voltar a ver um Braga ativo, reativo e agressivo", disse.

Carlos Carvalhal salientou esperar um jogo "de grande dificuldade, contra uma equipa boa, com capacidade, bons valores individuais, um bom treinador".


Carlos Carvalhal disse ainda que, apesar de "circunstancialmente não estar numa posição confortável", o Rio Ave é um "daqueles adversários que tem capacidade para estar mais em cima" na tabela.


Instado sobre algumas críticas ao eixo defensivo da equipa, Carlos Carvalhal notou que a equipa "joga no limite do risco, tem uma proposta de jogo muito ousada, de equipa grande", pelo que, por vezes, expõe-se a contra-ataques que colocam os defesas centrais em dificuldades. "De outra forma, ninguém falaria nos centrais do Braga. Muitas vezes vemos bons centrais em equipas que jogam numa linha de quatro e quando vão para Benfica, FC Porto ou Sporting têm mais dificuldades, porque jogam mais à frente. Quando falham os equilíbrios à frente, quem sente muito isso são os defesas. Mas, no futebol, como na vida, todos dependemos uns dos outros e quando alguém falha no seu trabalho há um colega que vai levar com mais dificuldades", completou.


Questionado sobre a sua continuidade no próximo ano, o treinador respondeu: "Tenho mais um ano de contrato e estou a pensar cumpri-lo. São 10 milhões de euros para sair e o presidente não costuma facilitar?".


Miguel Cardoso quer Rio Ave "a jogar no limite" com o Sporting de Braga

Por seu turno, o treinador do Rio Ave, Miguel Cardoso, prometeu hoje uma equipa a jogar “no limite das suas capacidades” no duelo de sábado com o Sporting de Braga, da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.


A formação vila-condense não vence há quatro jogos [três empates e uma derrota], mas o técnico acredita que o grupo está à altura de mudar essa sequência na receção ao adversário minhoto se mantiver a "união".

"Espero um Rio Ave que possa jogar no limite das suas capacidades e que seja fiel ao plano de jogo que definimos e que nos pode aproximar de vencer o jogo. A mensagem passada é que temos de estar a 100%. Não é altura de só dar 99%. Para isso, todos temos de estar unidos em torno desse propósito", disse Miguel Cardoso.


Desunido fisicamente da equipa estará o técnico, que não poderá acompanhar o jogo no banco de suplentes, uma vez que terá de cumprir uma suspensão de oito dias, devido a um polémico gesto protagonizado no desafio da ronda anterior, frente ao Boavista.

Miguel Cardoso preferiu "não falar mais desse assunto", dizendo que "não há mais acrescentar", e não considerou que a sua ausência no banco de suplentes possa prejudicar a equipa.


Para este desafio, o conjunto da foz do Ave não pode contar com o médio Pelé e o guarda-redes Leo Vieira, que terão de cumprir um jogo de castigo, juntando-se aos indisponíveis por lesão Jambor, Júnio Rocha e André Pereira.


Sporting de Braga, quarto classificado, com 54 pontos, e Rio Ave, 12.º, com 28, defrontam-se a partir das 20:30 de sábado, no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde, jogo que será arbitrado por Nuno Almeida, da associação do Algarve.


c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem