ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 16.09.2021 14H52

Semana da Democracia encerra hoje com Alfredo Cunha na Centésima Página

Escrito por Liliana Oliveira
Sessão, agendada para as 18h30, contará ainda com a inauguraçao da exposição "A Democracia". Esta quarta-feira AE Minho e AE Braga apelaram ao voto, junto aos Paços do Concelho.
Paulo Sousa, Ricardo Costa e Domingos Macedo Barbosa sobre as iniciativas da Semana da Democracia

false / 0:00

Termina, esta quinta-feira, 16 de setembro, a Semana da Democracia, com uma conferência do fotojornalista, Alfredo Cunha. A iniciativa tem vindo a ser promovida desde o dia 6 de setembro, pelo Movimento Contra a Indiferença.

A sessão com Alfredo Cunha decorre, a partir das 18h30, na Livraria Centésima página, onde será ainda inaugurada a exposição sobre "A Democracia".


Paulo Sousa, mentor do Movimento de Cidadania, diz que "o fotojornalista retratou muito bem a madrugada do 25 de Abril", mas vem "falar do dia seguinte e dos 47 anos de democracia". "Tem uma visão muito próxima sobre como se veio a degradar a democracia em Portugal e o exercício da cidadania. O combate à indiferença está na ordem do dia e votar pode fazer a diferença", acrescentou.



Ação com AE Braga e AE Minho "foi um dos momentos mais importantes" da Semana da Democracia


Já esta quarta-feira, a Associação Empresarial de Braga e a Associação Empresarial do Minho juntaram-se às iniciativas do Movimento Contra a Indiferença e, nos Paços do Concelho, apelaram ao voto no próximo dia 26. Os líderes das duas associações dirigiram-se, sobretudo, aos jovens, onde as taxas de abstenção revelam valores mais elevados.


Para Paulo Sousa, mentor do Movimento Contra a Indiferença, este "foi um dos momentos mais importantes" da Semana da Democracia, que se prolonga desde o dia 6 de setembro. Para Paulo Sousa, "uma melhor democracia significa também uma melhor economia". Nesse sentido, estas associações têm vindo a "alertar todos os cidadãos que trabalham em empresas associadas para a necessidade de exercer o seu direito e dever de voto". Alem disso, deixaram também "um apelo virado para a juventude, que de facto não exerce este direito". 


Ricardo Costa, da Associação Empresarial do Minho, tem promovido ações de sensibilização junto dos trabalhadores das empresas que a AE Minho representa, a propósito da importância do voto.

"Envolvemos todos os empresários associados na realização de um vídeo de apelo ao voto, distribuído pelas empresas para que todos os trabalhadores fiquem sensibilizados para a importância deste ato eleitoral e do voto", começou por mencionar o responsável. Ricardo Costa explicou ainda que o lugar da sessão não foi escolhido ao acaso, já que os Paços do Concelho representam "o poder político da cidade" e a partir de onde tentaram "sensibilizar para a  importância e dever de participar ativamente". 


Domingos Macedo Barbosa, presidente da Associação Empresarial de Braga, considera que as gerações pós-25 de Abril são as que menos votam, pondo em causa a qualidade da democracia. 

"Cada vez mais as pessoas se afastam do dever cívico de votar e, por este caminho, teremos uma democracia sem urnas, porque ninguém vai votar", apontou o responsável, alertando que "sem a adesão ao voto ficam em causa a qualidade da democracia.

Deixa-nos uma mensagem