ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Liliana Oliveira

Cultura 02.06.2021 15H41

Silly Season apresenta peça sobre emancipação e liberdade no CCVF

Escrito por Liliana Oliveira
O coletivo Silly Season apresenta, esta quarta-feira, o espetáculo "Fora do Campo", no grande auditório do CCVF, às 19h30.
 Ivo Saraiva e Silva e Cátia Tomé, atores e encenadores, sobre a peça de teatro "Fora de Campo" 

false / 0:00

O coletivo Silly Season apresenta, esta quarta-feira, no Centro Cultural Vila Flor, o espetáculo “Fora de Campo”, que tem como ponto de partida o clássico Casa de Bonecas, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

Os discursos em palco são sobre poder, arquitetura, emancipação e liberdade. Interpretado por sete atores, três dos quais os próprios encenadores, Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva e Ricardo Teixeira.


Num dos últimos ensaios, antes de se apresentarem na cidade berço, Ivo Saraiva e Silva explicou que "há uma parcela da vida real a acontecer num espaço circunscrito do palco e o resto é como se fosse um exercício de metateatralidade"

No palco do grande auditório do CCVF estão três cenários, uma biblioteca, uma casa de banho e um bosque, mas também um ecrã onde é transmitido o que está a ser filmado. "Estão colocados estrategicamente para que haja uma escolha do espectador, quase como se fosse um elemento do espetáculo", acrescentou Cátia Tomé.


"A Nora, que é a personagem principal, apercebe-se que o papel da mulher está ameaçado e, aqui, transformamos o papel da mulher no papel do indivíduo. Em vez de haver uma emancipação da mulher, como na peça de Henrik Ibsen, há uma emancipação de todo e qualquer indivíduo. Há muitas minorias que estão a ser ameaçadas e acho importante reafirmar que é preciso uma representatividad e uma pluralidade social maior", frisou o encenador.


Para o coletivo Silly Season, atuar em Guimarães, no âmbito do Festival Gil Vicente, "é um marco histórico e muito importante". Depois da estreia em Lisboa, em setembro, "onde toda a gente teve alguma coisa a dizer e onde o espetáculo contactou com todas as camadas do público", os encenadores esperam que o público vimaranense "comunique de alguma forma" depois de assistir a "Fora de Campo". O elenco conta ainda com Ana Moreira, Érica Rodrigues, Sérgio de Brito e Vítor Silva Costa.

O coletivo Silly Season apresenta, esta quarta-feira, o espetáculo "Fora do Campo", no grande auditório do CCVF, às 19h30.

Deixa-nos uma mensagem