ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Facebook/SPAG
Pedro Magalhães

Regional 13.08.2020 08H15

Sociedade dos Animais de Guimarães alerta para abandono regular no verão

Escrito por Pedro Magalhães
Responsável da associação diz que "o país continua a abandonar os animais quando se lembra que chega o verão"
Rosário Ferreira em declarações à RUM

false / 0:00

O número de animais abandonados em Guimarães é uma constante durante o período de verão, segundo informa a Sociedade Protectora dos Animais.


A Sociedade Protectora dos Animais de Guimarães é uma associação histórica vimaranense sem fins lucrativos e sem espaço físico, que se destina à recolha e ao apoio a animais abandonados. Pela experiência de anos, a presidente da associação, Rosário Ferreira, sublinha que "aumentam, através de pedidos por telefone ou redes sociais, as solicitações, a partir de Abril e durante todo o verão, para a recolha animais abandonados".


A responsável lamenta que "o país continue a abandonar os animais quando se lembra que chega o verão", motivo pelo qual a Sociedade Protectora dos Animais promove, além da recolha e apoio a animais, várias acções de consciencialização animal nas escolas de Guimarães.


A associação, que conta com seis sócios activos, trabalha com voluntários para encontrar famílias de acolhimento temporário e famílias definitivas para todos os casos que acompanha. No total, tem dez animais sob a sua responsabilidade, instalados na Associação Saints Animal Resort. Dois deles foram resgatados do abrigo de Santo Tirso, destruído depois de um incêndio. Os animais estão ainda traumatizados pelo incidente, mas, "felizmente", diz Rosário Ferreira, em vias de serem adoptados por duas famílias.


Mais informações e donativos à SPAG podem ser consultados aqui.

Deixa-nos uma mensagem