ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Elsa Moura

Academia 10.08.2020 12H34

Software comum revoluciona bibliotecas da UMinho

Escrito por Elsa Moura
Elísio Araújo, recentemente aposentado, integrou equipa que lançou o projecto cuja conclusão está prevista para este ano de 2020.
Antigo Director da Biblioteca Pública de Braga explica importância deste software

false / 0:00

Ainda este ano, a Biblioteca Pública de Braga (BpB), a Lúcio Craveiro da Silva e as bibliotecas da UMinho terão todas o mesmo software.

A ideia partiu, entre outros, de Elísio Araújo, agora ex-Director da Biblioteca Pública de Braga, ele que em entrevista à RUM explicou que o processo vai revolucionar as bibliotecas de Braga.


Numa entrevista onde recorda a sua carreira dedicada às bibliotecas, Elísio Araújo, aposentado desde Março, reconhece que gostaria de se ter aposentado com este processo já concluído. Aos microfones da Universitária refere que este software comum para serviços de documentação e bibliotecas "vai permitir a quem entrar no novo portal pesquisar o local onde está a obra pretendida".


Uma "convergência" que resulta de uma ideia "estratégica" que "vai permitir uma autêntica revolução nas bibliotecas de Braga”. Com a interligação dos catálogos e a troca de referências bibliográficas, o trabalho será “optimizado” dando ainda uma perspectiva de “unidade da acção das bibliotecas da Universidade do Minho”.

Segundo Elísio Araújo, tudo aponta para que entre em funcionamento ainda em Setembro deste ano. Eloy Rodrigues, dos Serviços de Documentação, está a liderar o processo.


O antigo director considera que se trata de uma “conquista da cidade e da Universidade do Minho” projectando “de uma forma incalculável o fundo documental destas bibliotecas”.

Deixa-nos uma mensagem