ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 19.05.2022 07H46

TERM Research Hub totalmente operacional dentro de um mês

Escrito por Vanessa Batista
Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (I3Bs) vai começar a negociar um contrato programa com a reitoria da academia minhota. Anúncios foram feitos pelo novo presidente, Rui L. Reis.
Declarações do novo presidente do I3Bs, Rui L. Reis, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

false / 0:00

Dentro de um mês, o TERM Research Hub – Instituto Cidade de Guimarães estará "totalmente operacional". Esta é a convicção do novo presidente do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (I3Bs), Rui L. Reis, que foi empossado esta quarta-feira. Na pior das hipóteses este prazo poderá ser alargado por três meses, visto que o edifício está concluído. Neste momento falta apenas ultimar alguns pormenores essencialmente ao nível dos equipamentos.


Recorde-se que o TERM Research Hub é o maior projeto do Roteiro Nacional de Infraestruturas Cientificas Estratégicas orçado em 10,8 milhões de euros, a que acresce 1,2 milhões alocados pelo Município de Guimarães e 400 mil euros da academia minhota.


Para Rui L. Reis este Hub, constituído pela nova infraestrutura em conjunto com o edifício datado de 2008, criam condições "únicas" na academia minhota que, no seu entender, serão "as melhores em termos europeus para trabalhar" as áreas de engenharia de tecidos e medicina regenerativa. Condições que vão permitir continuar a atrair os melhores investigadores de todo o mundo.


Esta nova infraestrutura de excelência faz com que o reitor da UMinho olhe para o futuro desta unidade orgânica de investigação com otimismo. Para Rui Vieira de Castro o I3Bs é cada vez mais um "projeto bandeira da academia minhota" e esta conquista será certamente um momento "marcante no percurso quer do 3BS quer da UMinho". Um passo importante também para que o 3Bs possam continuar a afirmar-se dentro e fora de portas.


Este Hub, segundo o presidente, vai permitir o reforço da investigação em áreas ligadas à nanotecnologia, recursos marinhos, cultura de células estaminais, química, entre outros. Contudo, um novo edifício significa também o "duplicar dos custos", para fazer face a esta realidade Rui L. Reis pretende que o I3Bs seja ainda mais competitivo na angariação de financiamento, a título de exemplo, na conquista de novas bolsas do Conselho Europeu de Investigação. No total a UMinho contabiliza 11, sendo que oito foram atribuídas a esta unidade orgânica de investigação.


Rui L. Reis é o segundo presidente da história do I3Bs. Manuela Gomes, que ocupou o cargo desde 2018, passa para a vice-presidência juntamente com Miguel Oliveira e Natália Alves. A equipa de "continuidade" é composta também por dois diretores: Nuno Neves e Vítor Silva. 



I3Bs quer firmar um contrato programa com a Universidade do Minho. 


O novo presidente do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (I3Bs), Rui L. Reis, anunciou durante o discurso de tomada de posse que irá negociar a criação de um contrato programa com a reitoria da instituição de ensino superior minhota.


O reitor da instituição de ensino superior minhota, Rui Vieira de Castro, considera esta vontade positiva, uma vez que "irá garantir uma maior autonomia e responsabilidade às unidades orgânicas". "A Universidade está disponível para começar a discutir os termos em que esse contrato pode ser concretizado", declara.


O responsável máximo da academia minhota aproveitou o momento para alertar a comunidade para uma questão "particularmente preocupante" para as universidades portuguesas, em especial para a UMinho. Nos próximos tempos, vários investigadores verão chegar ao fim o seu vínculo contratual com a UMinho. Ora, apesar do esforço para uma progressiva profissionalização dos investigadores, a UMinho "por si só não vai ter condições para responder a uma situação que se possa traduzir na integração destes investigadores nos quadros".


A proposta apresentada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas à Ministra que tutela a pasta da Ciência e Tecnologia passa pela "transferência de recursos financeiros que são alocados pela FCT para as instituições num quadro de compromisso que tem de ser estabelecido entre todas as partes".


O 3Bs é composto por aproximadamente 150 investigadores, sendo que apenas cinco são docentes. 

Deixa-nos uma mensagem