ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Desporto 03.12.2021 12H43

ABC oficializa troca de treinador: “Uma situação extrema motiva medidas extremas”

Escrito por Tiago Barquinha
Filipe Magalhães substitui Jorge Rito.
As declarações do presidente Carlos Matos.

false / 0:00

O ABC/UMinho precisava de um "choque”. Foi este o termo utilizado pelo presidente da direção, que oficializou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a mudança de treinador.


Tal como a RUM tinha avançado, Filipe Magalhães é o sucessor de Jorge Rito. Com a equipa no antepenúltimo lugar do campeonato, o presidente Carlos Matos fala de “uma situação extrema” e, que por isso, era necessário aplicar “medidas extremas”. Revela também que a decisão foi “muito ponderada”, classificando como “talvez a mais difícil” que tomou e que vai tomar à frente dos destinos do clube.


Para Carlos Matos, que trabalhou durante 25 anos com Jorge Rito, primeiro como jogador e depois como dirigente, a dispensa do técnico “não belisca minimamente tudo aquilo que representa para o ABC”. “É dos melhores técnicos do país”, acrescenta.


O novo treinador da equipa principal está ao serviço do ABC/UMinho desde 2010, tendo orientado todos os escalões das camadas jovens. Até agora, além de comandar os juniores, era o coordenador da formação. Esse percurso no clube, aliado à sua “competência”, explica o presidente, foi “um fator importante para a escolha de Filipe Magalhães, que não marcou presença na conferência de imprensa.


“Muitos dos atletas que estão na equipa sénior passaram pelas mãos do Filipe. Conhecendo os jogadores, ganha tempo, algo que um eventual treinador exterior não teria”.


O jogo de estreia decorre este sábado, às 17h30, frente ao Póvoa Andebol, no Pavilhão Flávio Sá Leite, numa partida a contar para a 11ª jornada do campeonato. Sem apontar uma posição específica, ao contrário do que tinha feito há três semanas, Carlos Matos refere que o objetivo é “subir lugares na tabela, até ao mais alto possível”.



*c/Ana Sofia Leite

Deixa-nos uma mensagem