ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 25.11.2021 10H31

UMinho é das instituições mais beneficiadas pelo Portugal 2020

Escrito por Vanessa Batista
Universidade do Minho viu aprovado financiamento para 589 projetos de investigação e desenvolvimento, o que originou a contratação, desde 2018, de mais de 300 investigadores.
Declarações à RUM do vice-reitor com a pasta da Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.

false / 0:00

A Universidade do Minho é uma das instituições mais beneficiadas pelo Portugal 2020. Segundo dados do portal "Mais Transparência", a instituição de ensino superior minhota recebeu um total de 171 milhões de euros, que resultam da aprovação de 589 projetos de investigação e desenvolvimento. Um valor que coloca a academia minhota no top3 de instituições com o maior número de trabalhos financiados.


Estes são números recorde para a academia minhota. Segundo o vice-reitor com a pasta da Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, a parceria entre a UMinho e a Bosch tem um peso "significativo" na captação deste volume de financiamento. 


Recorde-se que desde 2013, esta parceria com trabalhos "emblemáticos", nomeadamente no que toca ao desenvolvimento da condução autónoma, já resultou num investimento total de 165 milhões de euros e mais de 70 patentes. Uma colaboração, na ótica do professor, muito "frutuosa" quer para a região quer para o país.


Desde 2018, fruto do investimento captado pela UMinho foram contratados mais de 300 investigadores com contratos a termo por via da regra de inclusão de 30 homens-mês.


O vice-reitor para a Investigação e Inovação tem expetativas elevadas sobre o novo programa, o Portugal 2030, assim como em relação a oportunidades europeias, mais concretamente, o Horizonte Europa, em que a academia minhota já submeteu candidaturas. 


O Portugal 2020, que teve início em 2015, tinha uma dotação de 26 mil milhões de euros. Por região, o Norte soma 10,6 mil milhões de euros de investimentos aprovados, seguido pelo Centro (7,5 mil milhões de euros), Alentejo (3,2 mil milhões de euros) Área Metropolitana de Lisboa (1,8 mil milhões de euros), Açores (1,8 milhões de euros), Madeira (929 milhões de euros) e Algarve (616 milhões de euros).



Deixa-nos uma mensagem