ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

UMINHO
Elsa Moura

Academia 20.04.2020 21H48

UMinho vai continuar a privilegiar ensino à distância

Escrito por Elsa Moura
Além do final deste ano lectivo, UMinho já estuda formas mais adequadas para proteger comunidade académica no início do ano 2020/2021. Regresso da actividade será faseado.
Rui Vieira de Castro em declarações à RUM ao início da noite desta segunda-feira

false / 0:00

A Universidade do Minho (UMinho) vai continuar a dar prioridade ao ensino à distância, mas já está a preparar o regresso da actividade de investigação no início de Maio. 


O reitor Rui Vieira de Castro admite a possibilidade de algumas excepções nas unidades curriculares que exijam trabalho presencial, mas tudo dependerá da evolução da pandemia e do prolongamento ou não do estado de emergência para lá de 2 de Maio. 

Aos microfones da Universitária, o reitor da instituição minhota sublinha que nada mudou na forma de encarar o problema. "A UMinho vai continuar a dar prioridade ao ensino à distância, mas admitindo a possibilidade de abrir algumas excepções em unidades curriculares que vão ser mais tarde identificadas pela Universidade, nas quais pode vir a ser necessária alguma actividade de trabalho presencial", sobretudo unidades curriculares com componentes de natureza laboratorial. No entanto, "ainda é cedo para definir quais são as unidades curriculares", nota.


Sobre a avaliação final, também deverá acontecer à distância, dependendo dos casos. Rui Vieira de Castro remete uma decisão para o início de Maio já com "dados mais precisos que permitam perceber em que que circunstâncias, em que condições e para que unidades curriculares é que a UMinho recorrerá à figura seja do ensino, seja da avaliação presencial", explica.


A comissão do programa de contingência interno está a trabalhar na definição das condições em que as pessoas podem regressar ao seu trabalho dentro dos campi, "seja um laboratório ou uma sala de aula".

Segundo o reitor da academia minhota, a referida comissão já apresentou um primeiro documento com regras que "vão ter que ser ainda trabalhadas". O plano de levantamento progressivo das medidas de contenção deve ficar pronto até ao final do mês de Abril.


No que respeita à disponibilização futura de equipamentos de protecção individual para aqueles que regressem aos campi, Rui Vieira de Castro defende que é precoce referir como será. O modelo de uma eventual abertura de bibliotecas, cantinas e residências universitárias não é, por enquanto, conhecido.


*Com Pedro Manuel Magalhães

Deixa-nos uma mensagem