ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Catarina Martins

Regional 17.08.2022 19H18

Fórum Ibérico 2022 termina em Braga com recriação do Parlamento Europeu

Escrito por Catarina Martins
A iniciativa pretende inspirar os jovens de toda a Europa a tornarem-se cidadãos ativos, conscientes e críticos.
Declarações de Pedro Matos.

false / 0:00

O Fórum Ibérico traz a Braga cerca de 130 jovens universitários de toda a Europa para refletir e debater temas relevantes do panorama sociopolítico atual. Coorganizado pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens e pela Associação análoga em Espanha, a primeira metade do evento arrancou esta segunda-feira em Vigo e a segunda acontece em Braga entre esta sexta-feira e domingo.


Promover a intervenção cívica juvenil, inspirar os jovens de toda a Europa a tornarem-se cidadãos ativos, conscientes e críticos, fomentando o seu interesse por temas com importância social e política são alguns dos objetivos desta iniciativa. "O propósito é fomentar a cidadania ativa e a participação na vida política e na vida em sociedade", sublinha Pedro Matos, da organização. A experiência cultural que a iniciativa providencia é também um aspeto que destaca.


Em Vigo o foco prende-se com a capacitação e formação dos voluntários do projeto e com atividades de Team Building. Em Braga, os jovens vão recriar o Parlamento Europeu. "Os participantes vão estar divididos em comissões, cada uma com um tema, discutir os problemas que encontrarem e tentar arranjar soluções que serão depois compiladas numa moção para resolução", explica. No último dia, domingo, está agendada uma sessão plenária com cada comissão a apresentar o seu trabalho.


A cerimónia de encerramento do Fórum Ibérico 2022 acontece no domingo, pelas 19h00, no Auditório Isidro Alves, na Universidade Católica de Braga, e vai contar com vários oradores, nomeadamente o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, a eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais e o eurodeputado José Manuel Fernandes.

Deixa-nos uma mensagem