ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Academia 05.11.2025 18H36

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai ter curso de Medicina

Escrito por Redação
A UTAD “está muito comprometida” em que as vagas abram no ano letivo 2026/27. O curso, criado em parceria com a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), prevê a formação de 40 estudantes por ano. 

O curso de Medicina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi hoje aprovado pelo conselho de administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), anunciou a academia transmontana.


O mestrado integrado em Medicina, que se quer criar em Vila Real, foi acreditado pela A3ES, por um período condicional de dois anos.


A vice-reitora para a Educação e Qualidade, Carla Amaral, afirmou à agência Lusa que esta é uma “boa notícia” para a academia e para a região de Trás-os-Montes e adiantou que a UTAD “está muito comprometida” em que as vagas abram no ano letivo 2026/27. O curso, criado em parceria com a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), prevê a formação de 40 estudantes por ano.


Para Carla Amaral, esta acreditação reflete “muitas horas de trabalho e colaboração” de todos os intervenientes no processo relacionados com a UTAD, a ULSTMAD e também externos. Trabalho que culminou, agora, na concretização de uma reivindicação antiga deste território. “O que permite abrir o curso, oferecer vagas e iniciar esta formação na UTAD”, realçou.


A proposta da UTAD passa pela admissão de 40 alunos por ano, um número máximo que se pretende manter ao longo dos seis anos do curso, e centra atenções na humanização e na proximidade com o paciente, bem como nos cuidados de saúde primários e nos cuidados preventivos.


O plano de estudos assenta o ensino em pequenos grupos, em casos clínicos e visa também a criação do centro de simulação. Para a implementação deste mestrado integrado, foi também preparado um sistema de transportes dos estudantes que irá ligar a universidade e a ULS, que agrega os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego e 23 centros de saúde.


LUSA

Deixa-nos uma mensagem