ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 24.02.2021 11H27

Vacinas para a Europa excedem número de residentes. Portugal vai mesmo enviar 5% para PALOP 

Escrito por Redação
Augusto Santos Silva adiantou que o envio será concretizado no próximo semestre, já que as doses contratualizadas para a Europa ultrapassam "em várias vezes o número de 450 milhões de residentes" na Europa.  

Portugal já confirmou que enviará 5% das vacinas contra a Covid-19 para os PALOP e Timor-Leste. A promessa já tinha sido feita pelo primeiro-ministro e foi reforçada por Augusto Santos Silva.


Nesta quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros reiterou essa disponibilidade, avançando com o prazo para a entrega das vacinas. "A nossa estimativa é iniciar o processo de distribuição dos 5% de vacinas que afetamos a fim da cooperação bilateral o mais cedo possível ao longo do próximo semestre", adiantou.


"O conjunto de doses contratualizadas pela Comissão Europeia para distribuição e aplicação na Europa excede em várias vezes o número de 450 milhões de residentes" no continente.


Este sábado, será realizado um voo de repatriamento entre o Brasil e Portugal. O ministro frisa que caso o voo não esgote as necessidades de movimentação serão organizados novos voos entre os dois países em nome do "espírito humanitário". 

Deixa-nos uma mensagem