ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

VIRAR A PÁGINA
Elsa Moura

Regional 14.08.2020 15H51

‘Virar a Página’ procura amigos para mesadas que ajudem a manter projecto

Escrito por Elsa Moura
Plataforma solidária que começou com a pandemia apela aos bracarenses que contribuam com alimentos ou com uma mensalidade, mesmo que seja simbólica.
Helena Pina Vaz explica ideia. Formulário já pode ser preenchido online ou em papel

false / 0:00

A plataforma solidária ‘Virar a Página’, que surgiu em Braga à conta da pandemia da covid-19, está à procura de amigos e parceiros que queiram contribuir com mesadas para que as refeições continuem a chegar a todas as famílias sinalizadas.


O projecto de fornecimento diário de refeições ajuda centenas de pessoas no concelho, mas depende inteiramente do espírito solidário de cidadãos e empresas. Com o passar do tempo, a estrutura atravessa momentos de aflição, ainda que a porta-voz, Helena Pina Vaz, garanta que todas as pessoas sinalizadas continuam a receber as refeições confeccionadas em exclusivo por voluntários. A também directora do Colégio Luso Internacional de Braga assume que é "muito difícil" já que "a cada dia que passa é um sufoco grande". Neste mês, em que a maior parte das pessoas estão de férias, o número de voluntários também diminuiu. No entanto, garante, "amanhã é dia 15 e ainda ninguém ficou sem refeição".


PODES SER AMIGO DO VIRAR A PÁGINA. PREENCHE AQUI O FORMULÁRIO


Esta "aflição constante" e a diminuição de donativos nas semanas mais recentes levou a organização a lançar "um novo repto à população para que tudo seja gerido "com alguma tranquilidade". 

"Seria preciso termos a noção do valor e dos donativos em género que podemos contar a cada mês e então lançamos o desafio de atribuição de mesadas", explica a porta-voz e voluntária. O formulário já está disponível online, mas a ideia passa também por distribuir pela população através dos voluntários envolvidos. Para aqueles que pretendam ajudar, mesmo que apenas de forma simbólica, a ajuda começa num euro por mês. "De 1 a 499 euros por mês, enquanto as pessoas forem considerando a validade deste projecto, são apelidados de amigos do Virar a Página. A partir de 500 euros "serão os parceiros estratégicos", até porque estes valores é que vão "permitir a continuidade desta operação", assume. Helena Pina Vaz lembra que os donativos em alimentos "não são suficientes e são sempre necessárias compras adicionais, além das contas que é preciso pagar".


Por enquanto, as refeições continuam a ser confeccionadas no Centro Paroquial de Gualtar, disponibilizado de forma temporária e gratuita à organização que continua à procura de um espaço próprio no centro da cidade.



Deixa-nos uma mensagem