ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Gonçalo Sales

Regional 21.01.2019 16H08

3º aniversário do PubhD é comemorado com Química e Música

Escrito por Gonçalo Sales
O 3º aniversário das sessões do PubhD vai ser comemorado no Barhaus, a 24 de Janeiro, às 21h15. 
Alexandra Nobre, da organização do PubhD, em declarações à RUM.

false / 0:00

Química e Música são os temas que marcam o 3º aniversário das sessões informais do PubhD. São já três anos em que a ciência vai aos copos para ser divulgada de uma forma mais descontraída e informal.


Como não poderia de deixar de acontecer nesta tertúlia, em particular, vai estar presente um bolo de aniversário e está também prevista uma "retrospectiva" de todas as sessões do ano transacto. Segundo Alexandra Nobre, da organização do PubhD, esta é uma data "especial" e, como tal, vai ser estendido um "convite" a todos os oradores que participaram nestas tertúlias.


O formato, no entanto, vai ser o mesmo a sessão vai contar com dois oradores que vão fazer uma apresentação de dez minutos sem recorrer a quaisquer meios digitais e vão também responder a perguntas do público. 


A primeira oradora é Ana Rita Araújo, licenciada e mestre em engenharia química, que vai demonstrar que é possível inibir a agregação de proteínas, característica do cérebro de doentes de Alzheimer, recorrendo a compostos complexos desenvolvidos em laboratório. Esta é uma pesquisa que decorre desde 2015 no Centro de

Investigação 3B’s sob orientação de Ricardo Pires, no âmbito de uma tese de Doutoramento em Terapias

Avançadas em Saúde. 


"Afinar o coro infantil com linguagem figurativa" é este o tema da cantora e professora do Conservatório de Guimarães, Janete Costa Ruiz. Vai apresentar uma investigação de seis anos construída em torno do papel da linguagem figurativa na pedagogia coral infantil. Através desta plataforma mais informal o público poderá ter uma ideia de que a linguagem figurativa potencia diversas competências na aprendizagem infantil e apresenta usos distintos nos diferentes ramos de ensino da música em Portugal. 


Deixa-nos uma mensagem