Academia 19.03.2019 11H54
Académicas querem rever modelo de acesso ao ensino superior
Foi uma das conclusões do Encontro Nacional de Direccções Associativas (ENDA) que teve lugar em Aveiro este fim-de-semana.
Acção social, abandono escolar, acesso ao ensino superior e organização do mesmo foram algumas das temáticas abordadas no Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) que decorreu nos dias 16 e 17 de Março, em Aveiro.
Segundo o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), neste encontro ficou clara a necessidade de criar "uma comissão para rever o modelo de acesso ao ensino superior", um dos temas mais discutidos no passado fim-de-semana, mas que também é tema recorrente "nas conferências de reitores", lembra Nuno Reis. Para o representante máximo dos estudantes da academia minhota é preciso "perceber se de facto o modelo actual de acesso ao ensino superior, que implica o estudante ter nota mínima nas provas de acesso, continua a fazer sentido nos dias de hoje, quando o objectivo é alargar o número de alunos a ingeressar no ensino superior".
Outra das medidas considerada como prioritária está relacionada com a importância dos estágios curriculares dos estudante durante o seu percurso nas universidades e politécnicos. Não lhes são atribuídas as condições necessárias de alimentação e transporte para concretizar esses estágios, denunciam, daí que estejam apostados em colocar essa mesma questão ao Governo.
Quanto ao estímulo ao emprego científico, o presidente da AAUM alerta que é "importante propor a construção de um relatório de implementação do programa". Para além diss,o o presidente da AAUM afirma que é fundamental "redefinir as metas do próprio Programa + Superior que continua a funcionar num vazio de ideias e implementação".
Dia Nacional do Estudante assinalado na UMinho com Fórum de Núcleos
Para o Dia Nacional do Estudante, 24 de Março, a AAUM tem previsto um conjunto de reuniões "com todos os representantes dos núcleos e secções da Universidade, no Fórum Núcleos". A actividade visa a "consciencialização para a data. Discussões que na óptica de Nuno Reis são prementes para "começar a trabalhar num projecto a longo prazo para o ensino superior".