ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Paulo Costa

Academia 18.06.2018 16H55

Biologia e Física em destaque na 28ª edição do PubhD UMinho

Escrito por Paulo Costa
28ª sessão decorre em Guimarães. Duas investigadoras vão falar sobre o seu trabalho em laboratório: materiais que combatem infecções microbianas e anomalias na percepção das cores. 

A Biologia e a Física vão estar em destaque na 28ª edição do PubHD UMinho. O encontro com cientistas no bar decorre a 21 de Junho, às 21h15, com o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a ser o local escolhido para mais uma sessão de divulgação da ciência. A conversa vai estar a cargo das investigadoras Margarida Pereira e Andreia Gomes.


Ana Margarida Gomes é aluna de doutoramento no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho. O seu trabalho incide em materiais para biomedicina -a usar em próteses, compressas, linhas de sutura- que apresentem actividade antimicrobiana. Esta característica permitirá a estes produtos combater por si infecções microbianas e evitar o uso de fármacos clássicos e de problemas a eles associados.


Andreia Gomes é aluna de Mestrado em Optometria Avançada da UMinho e está a estudar o efeito de perturbações visuais na percepção das cores. Para isso utiliza imagens que simulam a a visão com diversas anomalias cromáticas e identifica as “mais naturais” para pessoas sem dificuldades de visão. O objectivo do estudo é comprovar a possibilidade de recuperar informação, mesmo quando obtida a partir de imagens alteradas por perturbações visuais.


O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 25 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, em Braga e Guimarães e por ele já passaram 60 investigadores em outros tantos tópicos diferentes.

Deixa-nos uma mensagem