ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Regional 25.05.2017 17H23

Braga Ciclável apresentou propostas à candidata do BE

Escrito por Elsa Moura
A Associação Braga Ciclável iniciou ontem um conjunto de reuniões que quer levar a cabo com todas as candidaturas às eleições autárquicas de 1 de Outubro, repetindo a prática de 2013.

Foi com a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Braga (CMB) que a Associação Braga Ciclável começou um conjunto de reuniões que pretende levar a cabo com todos os candidatos às eleições de 1 de Outubro deste ano em Braga. Estes utilizadores e defensores do uso diário da bicicleta na cidade querem apresentar um conjunto de propostas que pretendem ver valorizadas pelos diferentes candidatos e colocadas em cima da mesa nas respectivas campanhas.

Em 2013, aquando das últimas eleições, a associação reuniu também com todos os candidatos, na expectativa de promover o uso da bicicleta e de criar condições dignas para a utilização deste meio de circulação em segurança.

Ontem o encontro foi com o BE e para a próxima semana têm já agendada uma reunião com o candidato da CDU, estando também a aguardar encontros com a coligação Juntos por Braga e com o Partido Socialista, segundo Mário Meireles, membro da associação.


As preocupações não se concentram apenas a nível ciclável, mas também  a nível pedonal. Mário Meireles apela à sobre-elevação das passadeiras na zona densa e plana da cidade", o que permitirá "uma acalmia das velocidades de circulação automóvel". A associação reitera também a implementação dos 80Km da rede ciclável presentes no PDM, a transformação da zona pedonal em zona de coexistência, redução de velocidades e volumes de tráfego, a redução do número de lugares de estacionamento automóvel na rua e a instalação de lugares de bicicleta. De acordo com o levantamento da Associação Braga Ciclável, a cidade conta com 50 mil lugares de estaciomento automóvel e um número muito reduzido de lugares de estacionamento para bicicletas e por isso defende a instalação de 5 mil lugares para bicicleta (10% do estacionamento existente para automóveis).

A promoção do uso da bicicleta nas empresas e instituições, a criação de um sistema de bicicletas partilhadas e o aumento do número de bicicletas na Polícia Municipal são outras das propostas apresentadas aos partidos.


Braga Ciclável reconhece algum progresso na cidade

A associação reconhece "pequenos" progressos ao longo dos últimos anos, mas pede mais. Mário Meireles recorda que o eixo ciclável entre a UMinho e a estação da CP não se concretizou e existe apenas na rua D. Pedro V, além da que está a ser trabalhada na rua Nova de Santa Cruz (em obras nesta altura). "Falta a Júlio Fragata e a alteração do regulamento da zona pedonal para a tornar numa zona de coexistência", frisou. Ainda assim, a instalação de bicicletários ao longo dos últimos anos é elogiada pela associação.


BE identificado com propostas e preocupações da Braga Ciclável


A candidata do BE à Câmara de Braga reconheceu que as propostas da associação "de uma forma genérica vão ao encontro daquilo que o BE tem já reflectido". Paula Nogueira afirma que Braga é uma cidade "caótica e automobilizada", a terceira mais poluída do país e que precisa de apostar em modos suaves de mobilidade.


Para a candidata à Câmara de Braga todas as listas e o executivo em funções devem valorizar e ouvir os cidadãos que integram a Associação Braga Ciclável. "São eles que andam na cidade e devemos estar gratos a este conjunto de pessoas que contribuem para melhorar o nosso ambiente urbano, porque cada vez que usam a bicicleta estão a deixar o carro em casa e estão a contribuir para a diminuição da poluição da cidade", referiu Paula Nogueira. Além disso, a bloquista assinala a intervenção pedagógica da própria associação e o facto de grande parte das propostas apresentadas não exigir um esforço financeiro elevado por parte do município.


Deixa-nos uma mensagem